RECONFIGURANDO CONFIGURAÇÕES – O USO DO TABLET EM ATIVIDADES ARTETERAPÊUTICAS

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Raquel Maria Rossi Wosiack
Gilson Luis da Cunha
Patrícia Brandalise Scherer Bassani
Débora Nice Ferrari Barbosa
Geraldine Alves dos Santos

Abstract

A utilização do computador em contextos educacionais, constitui-se em um desafio. Propomos que o cenário terapêutico também se utilize destes recursos. Este artigo relata experiências desenvolvidas na Associação em Oncopediatria em Novo Hamburgo/RS. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a utilização da ferramenta tablet na possibilidade de expressão da criatividade de mães e avós cuidadoras de crianças com câncer. O presente estudo apresentou um delineamento qualitativo e constituiu-se em uma pesquisa intervenção. Participaram do estudo treze mães e avós que exercem o papel de cuidadoras. Utilizaram-se como instrumentos as produções expressivas realizadas pelas mães/avós, suas falas e o diário da arteterapeuta. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Constatou-se que as participantes beneficiaram-se do processo, expressaram seus sentimentos e vivências, reconfigurando suas próprias criações através do processo híbrido, que consiste na junção de duas ou mais formas de expressão em um mesmo trabalho.

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Sezione
Artigos Tema Livre
Biografia autore

Raquel Maria Rossi Wosiack, Universidade Feevale

Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977) e graduação em Psicologia (2011) pela Universidade Feevale e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), pós-graduação em Arteterapia pela Universidade Feevale (2001) e é doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale.

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