A ESCOLA, A INFÂNCIA E O PROCESSO CIVILIZADOR NO BRASIL DO SÉCULO XIX

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Fabiana da Silva da Silva

Resumo

Neste artigo procuro analisar o processo de escolarização no Brasil, no século XIX, adotando como referencial teórico as proposições do sociólogo alemão Norbert Elias. Dedico-me, mais especificamente, à teoria do processo civilizador e procuro a partir dela compreender a relação entre a formação do Estado imperial brasileiro e a organização do serviço de instrução pública primária. Minha hipótese é que a constituição do Estado nacional brasileiro demandou a produção e a valorização de certos modelos sociais como o do cidadão civilizado; modelo do qual decorreram várias outras representações: como o do bom pai de família, da boa mãe e do filho dócil e educado. Concomitantemente, ocorreu a institucionalização de espaços destinados à formação do povo e à defesa daqueles comportamentos sociais mais desejáveis e adequados à nova realidade do país. Daí a grande importância conferida, no discurso de políticos e intelectuais, à escola pública primária e aos saberes elementares que ela tinha a função de transmitir.

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Biografia do Autor

Fabiana da Silva da Silva, UEMG

Possui graduação em Pedagogia pela UFMG (2003), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Educação pela mesma Universidade. Realizou residência pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação Educação, Conhecimento e Inclusão Social da UFMG (2013), atuando junto ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação da Faculdade de Educação (CEDOC/FaE/UFMG). É pesquisadora do Centro de Estudos em História da Educação (GEPHE/FaE/UFMG) e integrante do Grupo HISTORIAR – Pesquisa, Ensino e Extensão em História da Educação (FaE/UFMG). Integra também o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Educação da Faculdade de Educação da UEMG (Campus BH) e vem estabelecendo diálogos com o Grupo de História da Educação da UFOP. É professora da disciplina Didática: Pensamento Educacional e Processos de Ensino Aprendizagem, ministrando aulas na Faculdade de Educação da UEMG (Campus BH)

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