CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NOS ASPECTOS COMUNICATIVOS DA DOENÇA DE ALZHEIMER
Palavras-chave:
Psicologia, Neuropsicologia, Alzheimer, Aspectos comunicativosResumo
Este estudo foi elaborado durante as disciplinas de Estágio Supervisionado em Práticas investigativas II e III do curso de Psicologia PUC Minas - São Gabriel durante o ano de 2013. Apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que bus-cou abordar a Doença de Alzheimer (DA) discutindo o papel do profissional de Psicologia em uma atuação multidisciplinar. O objetivo principal foi identificar as possíveis intervenções da Psicologia no intuito de maximizar os aspectos comunicativos dos atores envolvidos no con-texto do Alzheimer. Foram visitadas instituições de longa permanência e entrevistados profis-sionais de diversas áreas que estão em contato direto com pacientes com Alzheimer. Resulta-dos apontam que existem compreensões equivocadas de profissionais e familiares em relação a aspectos específicos da DA, além de uma carência de Psicólogos atuando na especificidade da temática apesar de relevante publicação acadêmica da Neuropsicologia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-11-30
Como Citar
SÁ, Leanderson Luiz de. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NOS ASPECTOS COMUNICATIVOS DA DOENÇA DE ALZHEIMER. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 105–121, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13588. Acesso em: 18 jul. 2025.
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.