ESTILOS PARENTAIS E RELAÇÃO DAS CRIANÇAS COM REGRAS NA ESCOLA
Palavras-chave:
Estilos parentais, Regras, Ambiente escolarResumo
O presente trabalho buscou investigar as possíveis ligações entre os estilos parentais e a relação das crianças com regras, no ambiente escolar. Partiu-se da hipótese de que quanto mais positivo o estilo parental na percepção da criança, melhor será a relação dela com as regras, tanto em casa quanto na escola. Para que os objetivos propostos fossem alcançados, realizou-se uma pesquisa qualitativa, que contou com a participação de oito crianças da mesma turma de uma escola, e suas respectivas mães. Os alunos foram divididos pela professora em dois grupos: um com facilidade com as normas, composto por três crianças, e outro com dificuldade, com cinco. As crianças e suas mães responderam ao Inventário de Estilos Parentais (IEP) e as últimas também preencheram a uma Ficha de Dados Sociodemográficos e ao Inventário de Comportamentos da Infância e adolescência (CBCL), sendo que esse instrumento seria considerado apenas no caso de problemas psicológicos. Os resultados encontrados apontaram para a ausência de uma relação direta entre os estilos parentais e as dificuldades com as regras no âmbito escolar. Diferentes hipóteses foram levantadas para explicar esse resultado, mas, de maneira geral, salienta-se que as condições para a separação e discriminação das crianças participantes em dois grupos podem ter influenciado estes achados. Além disso, a capacidade das crianças em se comportar de forma distinta nos ambientes doméstico e escolar também foi considerada. Por fim, evidencia-se a necessidade e importância de se aprimorar os estudos que contemplem as temáticas abordadas nesta pesquisa, tanto para o campo da psicologia, quanto para a área da educação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-11-30
Como Citar
SILVA, Amanda Beatriz. ESTILOS PARENTAIS E RELAÇÃO DAS CRIANÇAS COM REGRAS NA ESCOLA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 199–219, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13593. Acesso em: 17 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.