O JOVEM VAI AO CINEMA: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES
Palavras-chave:
Jovem, Cinema, SubjetividadeResumo
Este estudo se insere na temática dos modos de existência do jovem contemporâneo, com o objetivo de discutir e analisar a sua experiência estética com o cinema, em uma sociedade pautada por relações de consumo e onde as trocas se fazem em velocidade cada vez mais vertiginosa. À luz de diferentes autores, postula-se que a prática de ir ao cinema compõe a tessitura da vida do jovem espectador, estando imbricada e indissociável do engendramento de subjetividades. O trajeto investigativo deu-se em diversos planos, intimamente interligados, reunindo estudos bibliográficos e de campo, que integrou a realização de entrevistas com jovens frequentadores de sessões cinematográficas em Belo Horizonte e a observação em espaços onde se instalam as salas de espetáculo. Aborda-se o cinema inserido nos espaços dos shoppings, práticas de consumo associadas ao lazer, à estética do movimento incessante e das sensações fugazes tão presentes na indústria de filmes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-01
Como Citar
SANTOS, Kelley Soares. O JOVEM VAI AO CINEMA: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 76–93, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13612. Acesso em: 25 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.