UNIVERSIDADE, CAPACITAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: ARTICULANDO DEMANDAS E HISTÓRIAS DE VIDA DE SUJEITOS ATUANTES NAS ARENAS PÚBLICAS DE PROTAGONISMO SOCIAL
Palavras-chave:
Capacitação, Empoderamento, Protagonismo, Extensão universitáriaResumo
Este estudo apresenta uma contextualização histórica acerca da realização de conferências no Brasil para, posteriormente, tratar sobre a relevância da realização destas, enquanto canal de participação da sociedade civil no que pode ser caracterizado enquanto lugar de fazer gestão das políticas públicas. Tendo feito esta contextualização, prosseguimos em um relato acerca da Conferência sobre Controle Social e Transparência – Consocial, a qual contou com a participação do Observatório de Políticas Urbanas – OPUR, tendo sido representado tanto na Comissão Organizadora Estadual (COE) quanto nas conferências através de um dos pesquisadores que lá esteve enquanto delegado. Convergindo a atuação do OPUR, enquanto núcleo extensionista, promotor do Curso de Capacitação de Agentes Sociais e Conselheiros Municipais, à experiência de participação direta na conferência, observa-se a necessidade de maior capacitação da sociedade civil, demanda esta que emerge também no produto final da própria Consocial. Tal cenário nos convoca a refletir sobre o papel da extensão universitária, não somente para o empoderamento da sociedade civil, mas também para inovar na criação de metodologias que visem garantir e aprimorar a participação da sociedade civil nos canais decisórios do governo. A pesquisa realizada valeu-se do método de pesquisa exploratória, utilizando revisão bibliográfica e pesquisa documental, articulando à história de vida de dois sujeitos que passaram pelos Cursos de Capacitação.Downloads
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Publicado
2016-12-01
Como Citar
RIBEIRO, Pablo Ferreira Bastos; ALBUQUERQUE, Lucimar Magalhães de. UNIVERSIDADE, CAPACITAÇÃO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: ARTICULANDO DEMANDAS E HISTÓRIAS DE VIDA DE SUJEITOS ATUANTES NAS ARENAS PÚBLICAS DE PROTAGONISMO SOCIAL. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 244–260, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/13621. Acesso em: 22 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos de temática livre
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