AS PERSPECTIVAS E EXPECTATIVAS DE JOVENS ESTUDANTES, NÃO BOLSISTAS, DE ENSINO MÉDIO DA REDE PRIVADA DE BELO HORIZONTE – MG, ACERCA DE SUA FORMAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Leandro Paulino Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação, Ensino privado, Perspectivas e expectativas educacionais, Juventude

Resumo

Este trabalho analisa a relação entre as condições socioeconômicas e as perspectivas e expectativas educacionais de jovens estudantes belo-horizontinos, não bolsistas, de nível médio que permanecem na rede privada de ensino. Para o alcance deste objetivo são apresentados estudos sobre os capitais econômico, social e cultural bourdieusiano, a psicologia Sócio-Histórica de Vygotsky, além de discussões relativas à construção da identidade e juventude. No desenvolvimento do trabalho metodológico de campo foram aplicados quatro questionários socioeconômicos e quatro entrevistas semiestruturadas em jovens estudantes de ensino médio privado da capital mineira. Ao se fazer a análise de conteúdo a partir dos dados coletados, foi possível verificar que em um contexto estrutural socioeconômico propício, os jovens pesquisados seguem um padrão educacional favorável de acesso, investimento e continuidade em sua formação que provavelmente culminará no ingresso na universidade, almejado por eles e suas famílias desde o início do processo de escolarização, o que contrasta com as perspectivas e expectativas de jovens de outras classes acometidos pela desigualdade socioeconômica e que, principalmente por esse fator, fracassam em sua trajetória de escolarização formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-28

Como Citar

SILVA, Leandro Paulino. AS PERSPECTIVAS E EXPECTATIVAS DE JOVENS ESTUDANTES, NÃO BOLSISTAS, DE ENSINO MÉDIO DA REDE PRIVADA DE BELO HORIZONTE – MG, ACERCA DE SUA FORMAÇÃO ESCOLAR. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 76–96, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/14249. Acesso em: 29 set. 2025.