FAMÍLIA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE: O CAOS, O MÚLTIPLO E O MUTÁVEL PELA VIA DA IMANÊNCIA
Keywords:
Família, Dinâmica familiar, Produção de subjetividade, EsquizoanáliseAbstract
Esse estudo tem como tema a família como produtora da subjetividade de seus membros em meio a tantos outros agenciamentos que compõe a rede social. Seu objetivo é investigar estudos na teoria de família, focando os membros familiares em relação e compreender a família como potencializadora de processos de subjetivação. A Esquizoanálise de Deleuze e Guattari é o marco teórico do trabalho, pensando a dinâmica familiar como uma produção inventiva e possibilitadora de novos modos de vida e como revolução que permite o deslocamento da subjetividade no dentro-fora familiar. Tais processos são imanentes e se inter-relacionam no território familiar, produzindo na dimensão de processos de subjetivação, sujeitos singulares a cada encontro e acontecimento. A metodologia utilizada é a pesquisa teórica que possibilita o engendramento do novo, do criativo e do inventivo no que tange à percepção de pesquisas anteriores, bem como estudar o processo de produção de subjetividade dos membros familiares com base na sua interação, conexão e reterritorialização na família e na sociedade mais ampla. Dessa forma, buscou-se rastrear em um plano de imanência, a multiplicidade e heterogeneidade no qual a subjetividade está presente, percorrendo fluxos de movimento conectivo que abarcam a família-rizoma e seus múltiplos efeitos na subjetividade dos membros familiares. Os resultados finais revelaram a complexidade da temática que também atua como rizoma com processos ora reprodutivos, ora inventivos, além de apontarem a família como dispositivo que engendra-se na diferença da dinâmica familiar, produzindo subjetividades e modos de existência que configuram re-invenções e re-singularizações.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-02-28
How to Cite
SARAIVA, Gabriela Reis. FAMÍLIA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE: O CAOS, O MÚLTIPLO E O MUTÁVEL PELA VIA DA IMANÊNCIA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 236–254, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/14258. Acesso em: 19 aug. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.




