PROJETO DE VIDA NA TERCEIRA IDADE: O TRABALHO DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA SENSIBILIZAÇÃO DE UM GRUPO DE IDOSAS
Keywords:
Terceira idade, Projeto de vida, Orientação Profissional, Técnicas de grupoAbstract
O presente artigo relata uma prática extensionista realizada com um grupo de idosas a partir da disciplina de orientação profissional no curso de psicologia. O objetivo foi realizar um trabalho de sensibilização com o grupo, visando promover uma reflexão e engajamento deste para suas questões subjetivas ligadas à produção de um projeto de vida. A prática se fez por meio do método de oficinas psicossociais. Os resultados alcançados apontam que diante de vidas em transformação social e na busca por melhorias na qualidade de vida, as técnicas grupais, aliadas à escuta especializada de cuidado e acolhimento, propiciaram às participantes a oportunidade de expor sentimentos e sonhar com um futuro mais ampliado de possibilidades. Percebeu-se também a relevância do trabalho da psicologia para diminuir os impactos advindos do envelhecimento natural do ser humano e a elaboração de um projeto de vida como um facilitador desse processo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-02-28
How to Cite
FARIA, Ana Maria Almeida de; SOUZA, Bárbara Mirian Carvalho; SILVA, Luana Vieira da; SILVA, Nathália Cristina Siqueira e; LOPES, Priscilla Eni de Souza; ROSA, Valdenia de Freitas; OLIVEIRA, Vilmar Pereira de; FELIPPE, Maria da Penha Zanotelli. PROJETO DE VIDA NA TERCEIRA IDADE: O TRABALHO DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA SENSIBILIZAÇÃO DE UM GRUPO DE IDOSAS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 295–306, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/14264. Acesso em: 20 aug. 2025.
Issue
Section
Artigos de temática livre
License
The authors retain the copyright and grant the journal the right to initial publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons License CC BY 4.0, and for publication rights. Authors can publish their work online in institutional / disciplinary repositories or on their own websites.