A CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE PARA O MODELO DE ATENDIMENTO DA PSICOSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NOS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL

Autores

  • Cíntia Tatiane Rocha Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Ludimila Aparecida Fonseca Menezes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Daniela Paula do Couto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Psicose, Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil, Saúde mental, Psicanálise

Resumo

O presente trabalho apresenta a psicose em crianças e adolescentes como tema da pesquisa. Discute-se de que forma a psicanálise pode contribuir com o modelo de atendimento da psicose nos serviços de saúde mental. A princípio, caracteriza-se a estrutura clínica psicose na perspectiva psicanalítica, tomando por base as teorias freudiana e lacaniana. Logo após, apresenta-se o modelo de atendimento de crianças com diagnóstico de psicose nos serviços de saúde mental. E, por último, identifica-se a contribuição da psicanálise para o modelo de atendimento da psicose em crianças e adolescentes nos serviços de saúde mental. O método utilizado para a confecção deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica. Considera-se de extrema importância o tema abordado, pois, por mais que os serviços especializados no tratamento de crianças e adolescentes com sofrimento mental tenham evoluído, ainda carecem de investimento maior e ampliação. Destacam-se, neste trabalho, as contribuições proporcionadas pela psicanálise para esses dispositivos, uma vez que o tratamento de cada sujeito é singular e é a partir da escuta atenta e cuidadosa que se constrói um saber sobre ele, mesmo estando inserido em um serviço que, por vezes, privilegie o tratamento a partir do coletivo, em suas modalidades de oficinas e grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

ROCHA, Cíntia Tatiane; MENEZES, Ludimila Aparecida Fonseca; COUTO, Daniela Paula do. A CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE PARA O MODELO DE ATENDIMENTO DA PSICOSE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NOS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 36–55, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/15244. Acesso em: 29 set. 2025.