O FEMININO SEGUNDO G.H.: PSICANÁLISE E LITERATURA NA OBRA “A PAIXÃO SEGUNDO G.H.” DE CLARICE LISPECTOR
Palavras-chave:
Semblante, Gozo, Objeto a, Amor, FemininoResumo
Tema recorrente nas letras de músicas, nas obras de arte, no cinema e na literatura, é possível tratar e ilustrar a sexualidade feminina de diferentes maneiras. A psicanálise, como uma ciência do particular, dedica boa parte de seus estudos ao feminino, bem como recebe importantes contribuições dele. Desse modo, pretende-se articular a obra de Clarice Lispector, A paixão segundo G.H., com a perspectiva lacaniana sobre a mulher, a fim de investigar o amor como um semblante para a personagem G.H. Toma-se, como ponto de partida, a relação sustentável e permutável entre a literatura e psicanálise, como um saber que ensina à teoria psicanalítica. Portanto, o percurso traçado se orienta por fragmentos do romance que podem dialogar com contribuições psicanalíticas a respeito desse assunto. São trabalhados os conceitos de semblante, gozo, amor e feminino, a partir da protagonista do livro. Esse trabalho tem como objetivo ensinar as particularidades da relação entre o amor e os semblantes para o sujeito feminino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-06-05
Como Citar
MIRANDA, Mariana Magalhães. O FEMININO SEGUNDO G.H.: PSICANÁLISE E LITERATURA NA OBRA “A PAIXÃO SEGUNDO G.H.” DE CLARICE LISPECTOR. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 228–244, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/15254. Acesso em: 7 ago. 2025.
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.