AS PERCEPÇÕES DOS PAIS DE PESSOAS SURDAS
Palavras-chave:
Surdos, Família, Socialização, PsicanáliseResumo
O presente artigo apresenta um estudo que teve o objetivo compreender as percepções dos pais de pessoas surdas. Considerando a família muito importante na construção da subjetividade. De modo especifico, buscando compreender como os pais ouvintes lidam com o diagnóstico de ter um filho surdo (a). E compreender quais as estratégias os pais ouvintes que tem filhos surdos com diagnóstico na infância utilizam na comunicação com os seus filhos surdos e como os pais percebem o processo de socialização vivenciado por esse filho. Na revisão de literatura discorreu-se sobre a família, seu processo de construção social e a socialização primária e a secundária conforme os autores Berger e Luckmann (2008). Para compreender a família e suas transformações também foram utilizados autores como Bruschini (1997) e Macedo (2015). Sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, foram utilizadas as contribuições das autoras Gesser (2009) e Quadros (2007). Para que os objetivos propostos pudessem ser alcançados foi conduzida uma pesquisa qualitativa, que contou com a participação de pais de surdos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a fim de levantar dados sobre a percepção dos pais em famílias formadas por pais ouvintes a respeito dos seus filhos surdos. Para analisar os dados coletados foi feita a análise de conteúdo. Os resultados deste estudo revelaram que os pais enfrentam dificuldades no processo de socialização dos filhos e também dificuldades na comunicação, quando não sabem a Libras. O surdo, no processo de socialização secundária, terá mais autonomia para esse aprendizado, diferentemente do estágio da socialização primária, quando dependia inteiramente dos pais para um desenvolvimento satisfatório. É importante destacar que, na socialização secundária, pode sim haver variações; entretanto, para uma pessoa surda, mesmo que sua socialização primária não tenha sido efetiva no tempo esperado, ainda haverá possibilidades de um bom desenvolvimento social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-06-05
Como Citar
TRINDADE, Luana Pereira de Oliveira Rodrigues. AS PERCEPÇÕES DOS PAIS DE PESSOAS SURDAS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 141–156, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/15255. Acesso em: 29 set. 2025.
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.