ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO HOSPITALAR NA VISÃO SISTÊMICA DE MONY ELKAÏM: AS CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO TRABALHO REALIZADO COM IDOSOS HOSPITALIZADOS

Autores

  • Gabriela Campana Barbosa

Palavras-chave:

Idoso, Hospital, Psicologia sistêmica, Família, Relação, Coconstrução

Resumo

O artigo busca conceituar o termo idoso, perpassando pelos processos históricos que o influenciaram e apontar aspectos relacionados à sua saúde, visto que o estudo foi realizado objetivando-se o público idoso hospitalizado. A partir daí, faz-se uma relação de como a psicologia sistêmica de Mony Elkaïm pode contribuir para que seja realizado um trabalho com o paciente e a família que o acompanha neste ambiente de internação, expondo os conceitos da teoria e relacionando-os com a prática por meio da análise de uma entrevista semi-dirigida com uma psicóloga do contexto hospitalar que se baseia na teoria sistêmica em sua forma de intervenção e abordagem. Por meio deste estudo foi possível perceber a recente disseminação da psicologia hospitalar como especialidade neste contexto e a relevância da abordagem sistêmica com suas contribuições para que o paciente, aqui especificamente o idoso, seja entendido dentro do contexto no qual está inserido, levando-se em consideração as complexas relações que os permeiam e podem influenciar em sua recuperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Campana Barbosa

Psicologia e Saúde

Referências

CAMON, Valdemar Augusto Angerami-. Psicologia Hospitalar: Teoria e Prática. São Paulo: Pioneira, 2005. 2ª. Ed.

CARELLOS, Soraia Dojas Melo Silva. A supervisão na formação do psicólogo clínico: A Contribuição de MonyElkaïm. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro/PUC Minas, Mestrado Institucional. Rio de Janeiro, 2001.

CASTRO, Elisa Kern de; BORNHOLDT, Ellen. Psicologia da Saúde x Psicologia Hospitalar: definições e possibilidades de inserção profissional.

DALBOSCO, Simone Nenê Portela. O Idoso Hospitalizado: perspectivas do próprio sujeito a respeito de si mesmo, dos familiares e dos profissionais cuidadores. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Educação, Porto Alegre, 2009.

DINIZ, Leandro F. Malloy; FUENTES, Daniel; COSENZA, Ramon M. Neuropsicologia do Envelhecimento: uma abordagem multidimensional. Porto Alegre: Artmed, 2013.

ELKAÏM, M. Panorama das terapias Familiares. São Paulo: Summus editorial Ltda, 1998.

VASCONCELOS, Maria José Esteves de. Pensamento Sistêmico – O Novo Paradigma da Ciência. Campinas, SP: Papirus, 2002.

VILELA, Alba Benemérita Alves; CARVALHO, Patrícia Anjos Lima de; ARAÚJO, Rosália Teixeira de. Envelhecimento bem sucedido: representação de idosos. Departamento de Saúde universidade Estadual do sudoeste da Bahia (UESB). Jequié, 2006.

Downloads

Publicado

2018-09-12

Como Citar

BARBOSA, Gabriela Campana. ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO HOSPITALAR NA VISÃO SISTÊMICA DE MONY ELKAÏM: AS CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DO TRABALHO REALIZADO COM IDOSOS HOSPITALIZADOS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 293–308, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/15934. Acesso em: 20 ago. 2025.