OFICINAS DE SAÚDE MENTAL: UMA INICIATIVA COMUNITÁRIA
Palavras-chave:
Oficinas Comunitárias, Saúde Mental, Psicologia SocialResumo
O presente artigo tem como objetivo a análise das oficinas de saúde mental como uma alternativa terapêutica e sua integração com a comunidade. O estudo foi possibilitado pela prática de oficinas artísticas com usuários da saúde mental, orientada pela professora Geisa Moreira na disciplina estágio supervisionado VI, presente na grade curricular de Psicologia na PUC Minas. Considerando o progresso psicosocial observado nos integrantes, foi realizado um estudo com base na teoria sócio histórica, criada por Lev Vygotsky e exemplificada por Boaventura de Souza Santos, Bader Sawaia e Alba Zaluar, com o objetivo de repensar a psicologia e a atuação profissional nas políticas públicas de uma forma mais abrangente e efetiva.
Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, N de.; COELHO, M. T. A; PERES, M. F. T. O conceito de saúde mental. Revista USP, São Paulo, n. 43, p. 100-125, set/nov 1999.
BARROCO, Sonia Mari Shima e TULESKI, Silvana Calvo. Vigotski: o homem cultural e seus processos criativos. Psicol. educ. 2007, n.24, pp. 15-33. ISSN 2175-3520.
FELTES, D. L; HOCH, V. A. Saúde Mental: (re)conhecendo a pessoa em sofrimento psíquico em suas potencialidades.
REINALDO, A. M dos S. Saúde mental na atenção básica como processo histórico de evolução da psiquitria comunitária. Esc. Anna Nery. 2008, vol.12, n.1, pp.173-178.
REY, F. O social na psicologia e a psicologia social: a emergência do sujeito. A obra de Vygotsky: tendência à integração do social e do sentido em uma nova visão da psique. Editora Vozes, Rio de Janeiro, 3ª ed, p. 32-58.
SANTOS, B de S. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, 63, p. 237-280, out 2002.
SAWAIA, B. B. (1996). Comunidade: A apropriação científica de um conceito tão antigo quanto a humanidade. In R. H. F. Campos (Org.), Psicologia social comunitária: Da solidariedade à autonomia (pp. 35-53). Petrópolis, RJ: Vozes.
VIGOTSKII, L. S. La imaginación y el arte en la infancia. Madrid: Akal, 1998.
XIMENES, V. M; BARROS, J. P. P. Perspectiva histórico-cultural: Que contribuições teórico-metodológicas podem dar à práxis do psicólogo comunitário? Psicol. Argum, Curitiba, v. 27, n. 56, p. 65-76, jan/mar. 2009.
ZALUAR, A. A máquina e a revolta: as organizações populares e o significado da pobreza. O antropólogo e os pobres: introdução metodológica e afetiva. Editora Brasiliense, São Paulo, 2ª ed, p. 9-33, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.