A CLÍNICA PSICOPEDAGÓGICA COMO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Natana Coelho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Rosa Maria Corrêa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Caso Clínico, Psicologia Sistêmica, Psicopedagogia, Processos de Aprendizagem

Resumo

Este artigo corresponde ao relato de experiência de atendimento psicopedagógico realizado no primeiro semestre de 2017 em uma disciplina de estágio do curso de Psicologia da PUC Minas Betim. A apresentação do caso acompanha revisão de bibliografia que ampara a discussão acerca dos aspectos clínicos observados, bem como às contribuições da psicopedagogia no atendimento de adultos. Trata-se da vida de um adulto que busca o atendimento em função de sua dificuldade de alfabetização, conciliada com o desejo de aprender a ler e escrever. Através do atendimento e intervenções psicopedagógicas, buscou-se tanto estabelecer relação entre sua história de vida com a dificuldade de aprendizagem, quanto estimulá-lo em seu processo educacional enquanto sujeito ativo, único capaz de conduzir e direcionar a aprendizagem. Observou-se que experiências vivenciadas na infância do paciente foram significativas para o desenvolvimento de bloqueios e dificuldades de aprendizagem que se estenderam até a vida adulta, bem como na persistência de padrões familiares no que se refere a modos de se relacionar e lidar com diversas situações da vida. Para as intervenções psicopedagógicas, optou-se pela construção métodos e propostas criadas especificamente para o paciente em diálogo com aspectos de sua história relatada. Com o fim dos atendimentos, concluiu-se que a aprendizagem é um processo singular, que precisa ser contextualizado conforme a realidade e especificidade de cada aluno, considerando seus obstáculos e dificuldades, que estão associadas às experiências individuais de cada um. Concomitantemente, levanta-se a questão acerca da realidade do sistema educacional público no Brasil, inclusive às modalidades de ensino para adultos, questionando se este consegue dar conta da situação/dificuldades reais de seus alunos/as. Ademais, fez-se notável as contribuições da psicopedagogia enquanto ferramenta de atuação no que concerne ao processo de aprendizagem de adultos/as.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natana Coelho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, unidade de Betim. Atuante em movimentos culturais e sociais, e com experiência na área da Psicologia Social e Políticas Públicas.

Rosa Maria Corrêa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora na Graduação do Curso de Psicologia da PUC Minas, Pós graduada em Ciências Sociais pela PUC Minas, Doutora em educação pela UNICAMP, mestre em Educação pela UFMG

Referências

WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia Clínica - uma visão diagnostica dos problemas de aprendizagem escolar. 12. ed. rev. e ampl. - Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

BASSEDAS, Eulália et al. Intervenção Educativa e Diagnóstico Psicopedagógico. 3ª ed. Porto Alegre, 1996.

Downloads

Publicado

2018-09-12

Como Citar

COELHO, Natana; CORRÊA, Rosa Maria. A CLÍNICA PSICOPEDAGÓGICA COMO POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 190–204, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/15966. Acesso em: 20 ago. 2025.