AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA: O PAPEL DA PESQUISA NA APRENDIZAGEM DO PSICÓLOGO EM FORMAÇÃO

Autores

  • Mirelle França Michalick-Triginelli Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-8334-1772
  • Carla Fernandes Pimenta Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Alana Helena Paulino dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Francielly Aparecida Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Ângela de Carvalho Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Francine Stephanie Esteves Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Matheus Ferreira de Sousa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Avaliação Neuropsicológica, Neuropsicologia, Pesquisa, Psicólogo em formação

Resumo

A Avaliação Neuropsicológica pretende avaliar e descrever o funcionamento cerebral e a qualidade do sistema funcional a partir do uso de instrumentos psicológicos padronizados como testes, entrevistas e questionários. A partir dessa investigação é possível descobrir a decorrência dos prejuízos e traçar a melhor intervenção possível, desenvolvendo uma proposta de reabilitação ou prevenção, embora o último seja menos usual. Essa área de atuação se insere no corpo conceitual da Neuropsicologia, campo interdisciplinar que agrega conhecimentos de várias áreas, incluindo a Psicologia, configurando-se como área de atuação possível para psicólogos com formação complementar em Neuropsicologia (HAASE, 2009). O aprendizado da Avaliação Neuropsicológica exige daqueles que se propõem a aprendê-la dedicação teórica e treinamento prático das habilidades. Uma das possibilidades de aprendizagem comum para psicólogos é a participação em pesquisas cuja metodologia inclua Avaliação Neuropsicológica. O presente trabalho é um relato de experiência e tem como objetivo discutir essa possibilidade de aprendizagem e os processos pelos quais ela pode ocorrer em um contexto de pesquisa realizada por graduandos do curso de Psicologia da rede privada de ensino superior, a partir da coleta de dados de pesquisa de doutorado de uma professora do curso. Foram ainda considerados os alcances e as limitações do aprendizado da Avaliação Neuropsicológica no contexto de pesquisa em Neuropsicologia. Analisando os resultados encontrados até o momento percebe-se que houve um benefício aos psicólogos em formação em relação à possibilidade do exercício profissional dentro de preceitos éticos e técnicos em uma área relativamente nova, assim como o aprendizado de instrumentos de avaliação neuropsicológica e o aprimoramento da observação clínica. As limitações para a aprendizagem dos psicólogos em formação mais importantes encontradas foram à impossibilidade da escolha dos instrumentos de avaliação e a pouca variabilidade de perfis cognitivos encontrados na população clínica que constituía a amostra.

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Publicado

2018-09-12

Como Citar

MICHALICK-TRIGINELLI, Mirelle França; PIMENTA, Carla Fernandes; DOS SANTOS, Alana Helena Paulino; RODRIGUES, Francielly Aparecida; RIBEIRO, Ângela de Carvalho; FERREIRA, Francine Stephanie Esteves; DE SOUSA, Matheus Ferreira. AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA: O PAPEL DA PESQUISA NA APRENDIZAGEM DO PSICÓLOGO EM FORMAÇÃO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 309–327, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/15990. Acesso em: 11 ago. 2025.