INTERVENÇÕES BASEADAS EM MINDFULNESS PARA CRIANÇAS COM SINTOMAS DE ANSIEDADE: REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Mindfulness, Crianças, Ansiedade, Transtorno de AnsiedadeResumo
O alto índice de crianças com sintomas de ansiedade na sociedade atual evidencia a necessidade de tratamentos psicológicos eficazes para os transtornos de ansiedade na infância. O presente artigo objetiva analisar e sintetizar as principais evidências das Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBMs) para crianças com sintomas ansiosos por meio de uma revisão integrativa, na qual se buscou verificar artigos nas bases de dados Scielo, Periódicos Eletrônicos em Psicologia e Sage Journals a partir da combinação dos descritores: “atenção plena”, “crianças”, “ansiedade”, “mindfulness”, “children” e “anxiety”. Foram selecionados artigos em inglês, em português e em espanhol, publicados entre os anos de 2005 e 2017, que utilizassem diferentes IBMs com foco no público infantil. As pesquisas avaliadas indicaram resultados promissores, as intervenções visam (1) auxiliar as crianças a promover o autoconhecimento, (2) desenvolver a autorregulação emocional, (3) compreender melhor a inter-relação entre pensamentos, sentimentos e comportamentos e (4) aprender a lidar com os desafios da vida. Observou-se, ainda, que os estudos sobre IBMs para crianças encontram-se em sua fase inicial. Diante disso, conclui-se ser importante o desenvolvimento de novas pesquisas para a verificação da eficácia dessas intervenções, uma vez que os resultados obtidos são motivadores para o seu uso em crianças que apresentam sintomas de ansiedade.Downloads
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Publicado
2018-09-12
Como Citar
DINELLI, Lorenza Romero; ASSUMPÇÃO, Alessandra Almeida. INTERVENÇÕES BASEADAS EM MINDFULNESS PARA CRIANÇAS COM SINTOMAS DE ANSIEDADE: REVISÃO INTEGRATIVA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 67–78, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18406. Acesso em: 23 ago. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
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