INTERVENÇÕES BASEADAS EM MINDFULNESS PARA CRIANÇAS COM SINTOMAS DE ANSIEDADE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Lorenza Romero Dinelli Psicóloga, especialista em Psicologia: Terapia Cognitivo-Comportamental PUC Minas.
  • Alessandra Almeida Assumpção UFMG

Palavras-chave:

Mindfulness, Crianças, Ansiedade, Transtorno de Ansiedade

Resumo

O alto índice de crianças com sintomas de ansiedade na sociedade atual evidencia a necessidade de tratamentos psicológicos eficazes para os transtornos de ansiedade na infância. O presente artigo objetiva analisar e sintetizar as principais evidências das Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBMs) para crianças com sintomas ansiosos por meio de uma revisão integrativa, na qual se buscou verificar artigos nas bases de dados Scielo, Periódicos Eletrônicos em Psicologia e Sage Journals a partir da combinação dos descritores: “atenção plena”, “crianças”, “ansiedade”, “mindfulness”, “children” e “anxiety”. Foram selecionados artigos em inglês, em português e em espanhol, publicados entre os anos de 2005 e 2017, que utilizassem diferentes IBMs com foco no público infantil. As pesquisas avaliadas indicaram resultados promissores, as intervenções visam (1) auxiliar as crianças a promover o autoconhecimento, (2) desenvolver a autorregulação emocional, (3) compreender melhor a inter-relação entre pensamentos, sentimentos e comportamentos e (4) aprender a lidar com os desafios da vida. Observou-se, ainda, que os estudos sobre IBMs para crianças encontram-se em sua fase inicial. Diante disso, conclui-se ser importante o desenvolvimento de novas pesquisas para a verificação da eficácia dessas intervenções, uma vez que os resultados obtidos são motivadores para o seu uso em crianças que apresentam sintomas de ansiedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Almeida Assumpção, UFMG

Psicóloga, Assistente Social, especialista em Gerenciamento de Projetos, Mestra em Medicina Molecular -UFMG e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano - UFMG. Docente e coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu Psicologia: Terapia Cognitivo-Comportamental PUC Minas.

Downloads

Publicado

2018-09-12

Como Citar

DINELLI, Lorenza Romero; ASSUMPÇÃO, Alessandra Almeida. INTERVENÇÕES BASEADAS EM MINDFULNESS PARA CRIANÇAS COM SINTOMAS DE ANSIEDADE: REVISÃO INTEGRATIVA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 67–78, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18406. Acesso em: 23 ago. 2025.