TERAPIA DO ESQUEMA COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DA CONCEITUALIZAÇÃO COGNITIVA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Marília Beatricci de Souza Pagio
  • Alessandra Almeida Assumpção UFMG

Palavras-chave:

Conceitualização Cognitiva, Terapia do Esquema, Terapia Cognitivo-Comportamental

Resumo

A conceitualização cognitiva é um procedimento colaborativo que norteia o processo psicoterápico, sistematizando os problemas que levaram o paciente à terapia. O presente trabalho buscou investigar a hipótese de que a terapia do esquema (TE) pode contribuir para a construção da conceitualização cognitiva de casos clínicos. A investigação dessa hipótese foi realizada por meio de uma revisão integrativa da literatura. Foram selecionados 18 artigos, dos quais três descrevem a utilização conjunta da conceitualização cognitiva de A. Beck e da TE. É possível observar que mesmo os estudos que não se propõem a discutir o tema conceitualização cognitiva fazem-no indiretamente quando descrevem a necessidade de identificar os Esquemas Iniciais Desadaptativos para guiar o processo terapêutico. Esses resultados destacam a importância da conceitualização cognitiva como norteadora da psicoterapia e sugerem que o uso da teoria do esquema pode ser benéfico para a construção da conceitualização.

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Biografia do Autor

Marília Beatricci de Souza Pagio

Psicóloga, especialista em Psicologia: Terapia Cognitivo-Comportamental PUC Minas.

Alessandra Almeida Assumpção, UFMG

Psicóloga, Assistente Social, Especialista em Gerenciamento de Projetos, Mestra em Medicina Molecular -UFMG e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano - UFMG. Docente e coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu Psicologia: Terapia Cognitivo-Comportamental PUC Minas.

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Publicado

2018-09-12

Como Citar

PAGIO, Marília Beatricci de Souza; ASSUMPÇÃO, Alessandra Almeida. TERAPIA DO ESQUEMA COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DA CONCEITUALIZAÇÃO COGNITIVA: REVISÃO INTEGRATIVA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 116–131, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18409. Acesso em: 7 ago. 2025.