POSSÍVEIS IMPACTOS DA GAMIFICAÇÃO NA SUBJETIVIDADE DO HOMEM CONTEMPORÂNEO
Palavras-chave:
Gamificação, Pós-modernidade, Mídias digitaisResumo
O presente trabalho investiga os impactos da gamificação nos processos de subjetivação da contemporaneidade, marcados pelo constante avanço das tecnologias. Nosso objetivo foi o de compreender em que medida a gamificação, como um aparato importante nos dias de hoje dentro do capitalismo, afeta a construção da subjetividade na contemporaneidade, situando os desafios da Psicologia e do(a) profissional psicólogo(a) frente a compreensão dos usos da tecnologia. A metodologia utilizada foi a da revisão bibliográfica, onde definimos os principais conceitos para a compreensão do tema. Analisamos os fatores sócio-históricos que constituem a subjetividade na era digital, bem como a relação do homem com a tecnologia, trazendo também as contribuições da psicanálise para a compreensão do conceito de sujeito e os impactos deste fenômeno em sua constituição. E por fim, apontamos os elementos psíquicos que possivelmente serão impactados por uma gamificação da realidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2019-07-19
Como Citar
SANTOS, Platini Afonso dos. POSSÍVEIS IMPACTOS DA GAMIFICAÇÃO NA SUBJETIVIDADE DO HOMEM CONTEMPORÂNEO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 502–519, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/18721. Acesso em: 12 set. 2025.
Edição
Seção
Artigos de temática livre
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.