A VIVÊNCIA DO SENTIDO E A PRÁTICA DO ENSINO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA HUMANISTA E EXISTENCIAL E A FORMAÇÃO DO ALUNO DE PSICOLOGIA NA PUC MINAS

Autores

  • Viviane de Oliveira Baumgartl

Palavras-chave:

Terceira força, Psicologia Humanista e Existencial, Curso de Psicologia, PUC Minas

Resumo

O ser humano vive atualmente sob forte influência da tecnologia. Novas formas de relacionamento e desafios são colocados ao profissional Psicólogo para lidar com esta realidade. O movimento conhecido como Terceira Força da Psicologia surgiu como uma nova possibilidade de reflexão e posicionamento profissional do Psicólogo, destacando a valorização do sentido da vida e da experiência única e singular de cada pessoa. Humanismo, Existencialismo e Fenomenologia foram movimentos que fundamentaram o surgimento desta nova maneira de se pensar o ser humano. O Curso de Psicologia da PUC Minas, que comemora seus 60 anos, possui em sua grade curricular disciplinas, estágios e trabalhos de escrita acadêmica que permitem ao aluno desenvolver as habilidades e competências pertinentes para trabalhar com a Terceira Força em Psicologia em sua prática profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane de Oliveira Baumgartl

Docente da Faculdade de Psicologia da PUC Minas. Psicóloga Clínica. Mestre em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco/SP e Especialista em Psicologia Clínica pela FEAD/MG.

Downloads

Publicado

2019-07-19

Como Citar

BAUMGARTL, Viviane de Oliveira. A VIVÊNCIA DO SENTIDO E A PRÁTICA DO ENSINO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA HUMANISTA E EXISTENCIAL E A FORMAÇÃO DO ALUNO DE PSICOLOGIA NA PUC MINAS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 61–67, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/20751. Acesso em: 12 set. 2025.