CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA: ESPAÇO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA E ÉTICA
Palavras-chave:
Clínica-escola de Psicologia, Psicologia clínica, Formação de psicólogosResumo
A Clínica-escola de Psicologia consiste em um local de aprimoramento técnico e ético do psicólogo em formação. O objetivo deste artigo é descrever a importância da Clínica-escola de Psicologia da PUC Minas – Unidade São Gabriel na formação de alunos, aprofundando seus aspectos éticos, como uma forma de comemoração dos 60 anos da Faculdade de Psicologia da PUC Minas (FAPSI). Para tal, descreve-se a vinculação da Clínica ao Projeto político pedagógico do curso de Psicologia através dos estágios ofertados, como lugar de aprendizado e desenvolvimento de habilidades e competências para sua atuação profissional; seu funcionamento, serviços prestados e clientela. O presente artigo discute ainda como o espaço contribui para a formação ética dos estagiários supervisionados da Clínica-escola do São Gabriel durante todo o seu percurso acadêmico. Finalmente, são apresentados os desafios dessa Clínica-escola em particular.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-07-19
Como Citar
TOZO, Stella Maria Poletti Simionato; TRIGINELLI, Mirelle França Michalick. CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA: ESPAÇO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA E ÉTICA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 77–92, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/20755. Acesso em: 20 ago. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.