VINTE ANOS DE HISTÓRIA DO CURSO DE PSICOLOGIA DA PUC BETIM: ENLACES ENTRE A REFORMA PSIQUIÁTRICA E A CIDADANIA
Palavras-chave:
Saúde mental, Formação, Psicologia, Desinstitucionalização, CidadaniaResumo
A partir da comemoração dos 60 anos da Faculdade de Psicologia (FAPSI), da PUC Minas, no presente artigo mapeamos fragmentos do percurso de vinte anos do Curso de Psicologia em Betim (MG), em sua intersecção com o campo da saúde mental, alinhado à Reforma Psiquiátrica. Descrevemos a implantação dos serviços substitutivos em Betim e seus efeitos sobre a própria atuação e formação dos psicólogos daquela cidade. Em seguida, discutimos a extensão universitária como mote de articulação entre a universidade e a cidade, ressignificando a relação com a loucura. Feito isso, retomamos os aspectos recolhidos no decorrer do trabalho que reafirmam, na atualidade, importantes dimensões concernentes às políticas públicas de saúde mental, como a universidade e políticas públicas substitutivas, as estratégias possíveis diante retrocessos que possam acontecer, a reafirmação da universidade como um dispositivo propositivo em conjunto com os serviços públicos, o cotidiano dos usuários e a necessidade de articulação com outros dispositivos intersetoriais; por fim, evidenciamos a relevância desse tema na ocupação de psicólogos em diversos setores da formação e assistência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-07-19
Como Citar
PINTO, Carlos Alberto Pereira; SILVA, Celso Renato; NUNES, Karla Gomes; SILVEIRA, Renato Diniz. VINTE ANOS DE HISTÓRIA DO CURSO DE PSICOLOGIA DA PUC BETIM: ENLACES ENTRE A REFORMA PSIQUIÁTRICA E A CIDADANIA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 224–236, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/20766. Acesso em: 12 set. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.