"EU QUERIA QUE ALGUÉM PERCEBESSE, MAS NINGUÉM PERCEBEU": O QUE REVELAM AS CARTAS DEIXADAS POR SUICIDAS

Autores

  • Vítor Miranda Batista Pereira
  • Liza Fensterseifer

Palavras-chave:

Comportamento suicida, Cartas suicidas, Fatores de risco, Fatores de proteção

Resumo

O presente trabalho lança luz sobre cartas deixadas por suicidas, que revelam e oferecem subsídios para o entendimento do comportamento de autoextermínio. Dessa maneira, foi realizada uma revisão da literatura, que abordaram: a definição de suicídio e um breve histórico sobre comportamento suicida; fatores de risco e de proteção para o comportamento suicida; possibilidades de intervenção e prevenção do suicídio; o papel de bilhetes/cartas para suicidas; e, celebridades e suicídio. Nota-se que o suicídio ainda permanece sendo uma incógnita para aqueles que ficam. O estudo insere-se neste contexto, e teve como objetivos identificar o conteúdo e os sentimentos predominantes nas cartas e bilhetes de suicidas; contemplando também em identificar a principal finalidade o bilhete ou carta escrito pelo suicida; a presença de elementos que podem ter atuado como fatores de risco para o comportamento suicida; como também a presença de elementos que poderiam ter atuado como fatores de proteção para o comportamento suicida. Para alcançá-los foi realizado um estudo de natureza qualitativa, documental, que contou com a análise de quatro cartas de personalidades famosas, que cometeram o suicídio. Utilizando-se do recurso da análise de conteúdo, foi possível identificar os conteúdos que mais foram recorrentes nas cartas, então, apresentados em categorias de resultados, revelando que o conteúdo de cartas escritas por suicidas deixa implícitos significados que, muitas vezes, vão além da própria escrita. Assim, este estudo revela que a importância do trabalho da Psicologia no acompanhamento daqueles que são eminentes suicidas, oportunizando que aquilo que aparece registrado nas cartas, seja falado, em tempo hábil, evitando o comportamento autodestrutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vítor Miranda Batista Pereira

Psicólogo graduado pela PUC Minas - Unidade São Gabriel.

Liza Fensterseifer

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professora da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 

Downloads

Publicado

2019-07-19

Como Citar

PEREIRA, Vítor Miranda Batista; FENSTERSEIFER, Liza. "EU QUERIA QUE ALGUÉM PERCEBESSE, MAS NINGUÉM PERCEBEU": O QUE REVELAM AS CARTAS DEIXADAS POR SUICIDAS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 365–387, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/20768. Acesso em: 20 ago. 2025.