MARIA, MARIAS: NARRATIVAS DE MULHERES SOBRE RELACIONAMENTOS ABUSIVOS

Autori

  • Milene Faria Canuto de Freitas
  • Mara Marçal Sales

Parole chiave:

Relacionamentos abusivos, Violência contra a mulher, Violência de gênero, Superação

Abstract

O presente estudo analisou narrativas de mulheres que passaram pela experiência de relacionamentos abusivos e reorganizaram suas vidas, buscando compreender os processos de transição e superação vividos. A revisão de literatura abrangeu temas como relacionamentos abusivos, gênero, violência de gênero e violência contra a mulher. Foi realizada pesquisa qualitativa, com seis mulheres, moradoras de Belo Horizonte e região metropoli-tana, que já haviam rompido relações abusivas, utilizando-se a entrevista narrativa. As entrevistadas identifica-ram, em seus relacionamentos, violências categorizadas como patrimoniais, psicológicas, sexuais e físicas. Nem sempre a agressão sofrida foi percebida durante a vivência da situação. Elementos de ordem pessoal, religiosa e profissional interferiram na opção pela busca ou não de suporte institucional e comunitário para romper com as situações de violência. A crença religiosa foi citada como repositório do sentimento de proteção e ponto de apoio para superação após o fim da relação. Os filhos foram mencionados como motivadores tanto para o rompimento, pela necessidade de proteção dos mesmos, quanto para seguir a vida. A percepção, pela própria mulher, do caráter abusivo do relacionamento em que se encontrava foi condição essencial para que o apoio social pudesse ser suporte nas decisões a serem tomadas. Baixa autoestima, frustração pelas oportunidades profissionais e pessoais perdidas, medo que as ameaças ainda se cumpram, emoções fragilizadas, autonomia abalada, culpa e remorso pelo que os filhos passaram, são algumas das sequelas que as relações abusivas dei-xaram nas mulheres ouvidas. Em contrapartida, elas falam também da paz de viverem hoje longe da violência a que estavam submetidas e do orgulho pela persistência e pela trajetória construída.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Milene Faria Canuto de Freitas

Psicóloga graduada pela PUC Minas.

Mara Marçal Sales

Professora da Faculdade de Psicologia da PUC Minas. Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais; Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Pubblicato

2019-07-19

Come citare

FREITAS, Milene Faria Canuto de; SALES, Mara Marçal. MARIA, MARIAS: NARRATIVAS DE MULHERES SOBRE RELACIONAMENTOS ABUSIVOS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 408–429, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/20769. Acesso em: 20 ago. 2025.