METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO COMO UM DOS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A RESSOCIALIZAÇÃO DAS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE
Palavras-chave:
Metodologias ativas; Sistema Prisional; Direitos Humanos; Educação.Resumo
O presente artigo tem a pretensão de apresentar as metodologias ativas como uma possibilidade de ensino para a reinserção das pessoas privadas de liberdade. Conforme assegurada pela Lei de Execução Penal, n° 7.210/1984, art.17, 18 e 19, a educação no sistema prisional torna-se um marco importante na reinserção e na ressocialização do condenado, contudo, estudos apontam que o método de ensino tradicional, agrega aos detentos conhecimento técnico científico, mas não faz com que eles desenvolvam aspectos humanitários, críticos e se formem para que quando reinseridos em sociedade contribuam para mitigar os índices de criminalidade. A proposta a ser apresentada baseia-se nas metodologias ativas de ensino como uma possibilidade promissora para o fortalecimento de capital humano das pessoas privadas de liberdade, pensando no seu retorno à sociedade de forma digna e estando eles mais capacitados/qualificados para traçar caminhos através da licitude.
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