PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA DA DISCRIMINAÇÃO À POPULAÇÃO NEGRA NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO BRASIL

Autores

  • Gabriel Silva Eufrasio Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Lucas Rodrigues Horta Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Matheus Melo Preisser Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Verônica Barbosa da Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Daniela Paula do Couto Universidade do Estado de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-5315-4087

Palavras-chave:

População negra;, Discriminação;, Racismo;, Relações educacionais.

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a discriminação à população negra no Brasil, a partir de pesquisa realizada no Estágio de Práticas Investigativas II e III do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, unidade Coração Eucarístico. Na análise do histórico brasileiro encontram-se estudos que revelam a grande importância que se tem ao investigar as consequências sociais e culturais da escravidão no Brasil, pois são perceptíveis os resquícios desse ocorrido nos dias atuais. Diante das pesquisas e análises infere-se a imprescindibilidade dos estudos sobre os impactos desse dado histórico, inseridos em uma instituição social fundamental, a escola. Para melhor compreensão do tema, o método qualitativo tornou-se ferramenta para a elaboração da pesquisa descritiva relatada e discutida neste trabalho, com base em uma entrevista semiestruturada com um estudante negro, graduando em Psicologia, realizada em tempo real em ambiente virtual de comunicação instantânea. Os resultados apontam a presença de uma lacuna que ainda deve ser trabalhada, manifestada e preenchida pela construção de identidade e extensão das referências negras dentro da escola. Portanto, verifica-se que sem âmbito para dialogar um determinado fato não há condições para deliberações. O movimento negro tem alcançado diversas conquistas nos últimos anos, contudo, ainda há outras ocorrências que demandam mudanças.

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Biografia do Autor

Gabriel Silva Eufrasio, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Lucas Rodrigues Horta, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Matheus Melo Preisser, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Verônica Barbosa da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Daniela Paula do Couto, Universidade do Estado de Minas Gerais

Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Psicologia, na linha de pesquisa Conceitos Fundamentais e Clínica Psicanalítica, pela Universidade Federal de São João del-Rei. Professora no Curso de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2023-10-31

Como Citar

EUFRASIO, Gabriel Silva; HORTA, Lucas Rodrigues; PREISSER, Matheus Melo; SILVA, Verônica Barbosa da; COUTO, Daniela Paula do. PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA DA DISCRIMINAÇÃO À POPULAÇÃO NEGRA NO CONTEXTO EDUCACIONAL NO BRASIL. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 239–257, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/25994. Acesso em: 21 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre