CONSTRUÇÃO DE UM TESTE PSICOMÉTRICO PARA AVALIAÇÃO DO CUIDADO E SUA APLICABILIDADE EM DIFERENTES CAMPOS DA PSICOLOGIA

Autores

  • Renato Damasceno Neto PUCMINAS - São Gabriel
  • LIZA FENSTERSEIFER

Palavras-chave:

Cuidado; Construção de teste psicométrico; Aplicabilidade de teste psicométrico.

Resumo

RESUMO: Este artigo apresenta sucintamente o processo de construção de um teste psicométrico para avaliação do cuidado, bem como a sua aplicabilidade em diferentes campos da Psicologia. Para isso, após breve introdução, tecemos algumas considerações sobre a contemporaneidade e o tanto que os tempos atuais têm convocado a uma reflexão sobre o papel do cuidado nas relações, assim como sobre o pressuposto de que todos nós somos dotados de habilidades e competências naturais para o cuidado. Em seguida, descrevemos a metodologia aplicada para o desenvolvimento de um instrumento psicométrico de medida, por meio do qual se pretende identificar, quantificar e qualificar os traços do cuidado. O processo se iniciou com a apropriação teórica sobre o construto em questão, a partir das ideias de Leonardo Boff, de modo a definir sua dimensionalidade, constituição e operacionalidade, por meio da construção de itens que representam e são capazes de mensurar as propriedades e atributos do cuidado. Feito isso, foram conduzidas a análise de conteúdo dos itens, com auxílio de dois juízes, e a análise semântica. Finalizado o instrumento, foi realizado um estudo piloto com vistas à verificação de precisão, através do Alfa de Cronbach, encontrando-se resultados satisfatórios, ainda que envolvendo uma amostra pequena de participantes. Por fim, apontamos as perspectivas de uso do instrumento construído em diferentes áreas do conhecimento, tais como no processo de Envelhecimento e da Velhice, na Saúde Mental dos Trabalhadores e na Psicologia Organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 19 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013

FROMM, Erich. A arte de amar. Tradução: Milton Amado. 5 ed. Belo Horizonte, MG: Editora Itatiaia.1966.

GSIA – GLOBAL SUSTAINABLE INVESTMENT ALLIANCE. 2018 Global Sustainable Investment Review. 2018. Disponível em: http://www.gsi-alliance.org/wp-content/uploads/2019/06/GSIR_Review2018F.pdf. Acesso em: 25 dez. 2020,

NETO, Renato Damasceno. É POSSÍVEL MEDIR O CUIDADO? Estudo sobre a construção de um instrumento psicométrico para avaliação do Cuidado. 2020. Monografia (Bacharel em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

NORONHA, Ana Paula P. et al. Em defesa da Avaliação Psicológica. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 173-174, 2002. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712002000200010. Acesso em 26 dez.2020.

PAPA FRANCISCO. Homilia de 1º de janeiro de 2021. Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/homilies/2021/documents/papa-francesco_20210101_omelia-madredidio-pace.html. Acesso em: 14 jan. 2021.

PASQUALI, Luiz. Testes referentes a construto: teoria e modelo de construção. In: PASQUALI, LUIZ et al. Instrumentação Psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre:RS. Artmed. 2010.

SALES, Mara Marçal. Responsabilidade Social Empresarial: origens e condicionantes. Texto para uso exclusivo na disciplina: “Psicologia, trabalho e processos políticos” do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas – Campus São Gabriel. 2019.

VALOR INVESTE Fundos de Investimentos. Conheça quais investimentos sustentáveis estão disponíveis para o brasileiro. Publicado em 14 jul. 2020. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/produtos/fundos/noticia/2020/07/14/conheca-quais-investimentos-sustentaveis-estao-disponiveis-para-o-brasileiro.ghtml. Acesso em: 25 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2022-03-20

Como Citar

NETO, Renato Damasceno; FENSTERSEIFER, LIZA. CONSTRUÇÃO DE UM TESTE PSICOMÉTRICO PARA AVALIAÇÃO DO CUIDADO E SUA APLICABILIDADE EM DIFERENTES CAMPOS DA PSICOLOGIA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 155–170, 2022. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/26079. Acesso em: 14 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre