SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS EM CRIANÇAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Eugenia Andrea Suby PUC-Campinas
  • Eliana Cristina Chiminazzo Vicentini
  • Murilo Fernandes de Araujo
  • Arantxa Stipo Sforcini
  • Sônia Regina Fiorim Enumo

Palavras-chave:

teoria das necessidades psicológicas básicas, criança, revisão sistemática, psicologia do desenvolvimento, escalas

Resumo

A Teoria das Necessidades Psicológicas Básicas é parte da Teoria da Autodeterminação e refere-se a disposições de caráter inato, cuja satisfação contínua serve de base ao crescimento e à integração psicológica dos indivíduos. Considerando a importância da Satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas (SNPB) desde a infância para um desenvolvimento psíquico saudável, a discussão sobre como vem sendo estudada nas crianças é relevante. Objetivo: Analisar estudos empíricos publicados entre 2015-2019 sobre a SNPB em crianças. Método: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, sem metanálise. A busca foi feita nas bases eletrônicas CAPES e EBSCO, e 19 publicações foram analisadas. Resultados: Os delineamentos de pesquisa mais utilizados nesses artigos foram: transversal (n = 12) e quantitativo (n = 18). Foram identificados 17 instrumentos de avaliação de SNPB, sendo o mais utilizado a Basic Psychological Needs in Exercise Scale; e dois artigos descreveram intervenções. Considerações Finais: Recomenda-se pesquisas com intervenções e a análise da efetividade das atuais medidas de SNPB em crianças, considerando a possibilidade de desenvolver instrumentos customizados para essa população. Com esta revisão, espera-se ter contribuído com dados que permitam compreender as bases dos estudos sobre a SNPB em crianças.

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Biografia do Autor

Eugenia Andrea Suby, PUC-Campinas

Graduanda em Enfermagem pela PUC Campinas.

Eliana Cristina Chiminazzo Vicentini

Psicóloga, Mestra e Doutora em Psicologia pela PUC Campinas.

Murilo Fernandes de Araujo

Doutor em Psicologia pela PUC Campinas.

Arantxa Stipo Sforcini

Graduanda em Enfermagem pela PUC Campinas.

Sônia Regina Fiorim Enumo

Professora Emérita da Universidade Federal do Espírito Santo

Referências

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Publicado

2023-09-30

Como Citar

SUBY, Eugenia Andrea; CHIMINAZZO VICENTINI, Eliana Cristina; FERNANDES DE ARAUJO, Murilo; STIPO SFORCINI, Arantxa; FIORIM ENUMO, Sônia Regina. SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS EM CRIANÇAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 311–324, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/26099. Acesso em: 10 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre