TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM NÃO VERBAL: REVISÃO TEÓRICA

Autores

  • Carolina Fuxet Facultad de Psicología, Universidad de la República
  • Daniel Camparo Avila

Palavras-chave:

Transtorno de Aprendizagem Não-verbal, Neurodiagnóstico, Transtorno de aprendizagem

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compilar e sistematizar a produção científica sobre o Transtorno de Aprendizagem Não Verbal (TANV). Por meio de uma revisão bibliográfica sobre o tema em bases de dados, foram encontrados 18 artigos, os quais foram analisados ​​a partir de cinco eixos de análise: definições, áreas afetadas e fortalezas, neurodiagnóstico, diagnóstico diferencial e manifestações ao longo da vida. A bibliografia encontrada mostrou-se repetitiva, com pouco conteúdo investigativo e tendência a reproduzir informações de textos anteriores. Destaca-se também a falta de consenso sobre aspectos relevantes para a delimitação diagnóstica. Propõem-se elementos a serem aprofundados no futuro em termos de pesquisas e a necessidade de se chegar a um consenso sobre definições e processos diagnósticos para estabelecer formalmente o transtorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACOSTA, M. Síndrome del hemisferio derecho en niños: correlación funcional y madurativa de los trastornos del aprendizaje no verbales. Revista de neurología, Barcelona, ano 31, n. 4, p. 360-367, 2000.
BLEDSOE, J.; GOLDENRING, J.; SEMRUD-CLIKEMAN, M. Comparison among children with autism spectrum disorder, nonverbal learning disorder and typically developing children on measures of executive functioning. J Autism Dev Disorder, [s.l.], ano 44, p. 331-342, 2013.
GARCÍA-GÓMEZ, A. et al. Los trastornos de aprendizaje no verbal: evaluación psicopedagógica y organización de la respuesta educativa. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, ano 49, n. 6, p. 1-13, 2009.
GAVILÁN, B.; FOURNIER-DEL CASTILLO, C.; BERNABEU-VERDÚ, J. Diferencias entre los perfiles neuropsicológicos del síndrome de asperger y del síndrome de dificultades de aprendizaje no verbal. Revista de neurología, Barcelona, ano 45, supl. 12, p. 713-719, 2007.
JOHNSON, D. J.; MYKLEBUST, H. R. Learning disabilities. New York: Gunne & Stratton, 1971.
JOHNSON, D. J.; MYKLEBUST, H. R. Learning disabilities: Educational principles and practices. New York: Grune & Stratton, 1967.
KÏRK, S. A. Behavioral diagnosis and remediation of learning disabilities. In: CONFERENCE ON EXPLORATION INTO PROBLEMS OF THE PERCEPTUALLY HANDICAPPED CHILD. Proceedings [...]. Chicago: Perceptually Handicapped Children, 1963.
MAGALLÓN, S.; NARBONA, J. Detección y estudios específicos en el trastorno de aprendizaje procesal. Revista de neurología, Barcelona, ano 48, supl.2, p. S71-S76, 2009.
MÁLAGA, I.; ARIAS, J. Los trastornos del aprendizaje.Definición de los distintos tipos y sus bases neurobiológicas. Boletín de la sociedad de pediatría de Asturias, Cantabria, Castilla y León, Valladolid, n. 50, 43-47, 2010.
RIGAU-RATERA, E.; GARCÍA-NONELL, C.; ARTIGAS-PALLARÉS, J. Características del trastorno de aprendizaje no verbal. Revista de neurología, Barcelona, ano 38, supl. 1, p. S33-S38, 2004.
RODRIGUEZ, D. Trastorno del aprendizaje no verbal: Una intervención neuropsicológica. Revista de Educación y Desarrollo, Guadalajara, n. 10, p. 47-56, 2009.
ROURKE, B. P. Nonverbal learning disabilities: The syndrome and the model. New York: Guilford Press, 1989.
ROURKE, B. P. et al. Nonverbal learning disabilities: The syndrome and a case study. Journal of School Psychology, [s.l.], n. 28, p. 361–385, 1990.
SANS, A. et al. Trastornos del aprendizaje. Pediatria Integral, Barcelona, ano XXI, n. 1, p. 23-31, 2017.
SCHMITZ, P. D. Pioneering Presence. Northwestern Magazine, Evanston, Spring, 2007.
SPREEN, O. Nonverbal learning disabilities: a critical review. Child Neuropsychology, Oxfordshire, ano 17, n. 5, p. 418-443, 2011.
TOBÓN, C. Evaluación de la eficacia de un programa de intervención neuropsicológica y farmacológica en niños con trastorno de aprendizaje no verbal. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Departamento de Personalidad, Evaluación y Tratamiento Psicológicos, Universidad de Salamanca. Salamanca. 2015.

Downloads

Publicado

2022-03-20

Como Citar

FUXET, Carolina; AVILA, Daniel Camparo. TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM NÃO VERBAL: REVISÃO TEÓRICA . Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 311–327, 2022. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/26108. Acesso em: 17 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre