PARADOXO DO MUNDO DIGITAL: DESAFIOS PARA PENSAR A SAÚDE MENTAL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS

Autores

  • Leonardo de Miranda e Silva
  • Rafael Soares Mariano Costa

Palavras-chave:

Influenciador Digital, Saúde mental, Saúde do Trabalhador

Resumo

A criação de plataformas ou ambientes virtuais de fácil acesso para desenvolvimento e compartilhamento de conteúdos culminou em uma transformação na utilização da Internet, em que os usuários passaram de passivos a ativos, tornando-se por vezes não só protagonistas, mas também produtores dos conteúdos. Com o surgimento dos Influenciadores Digitais e do Marketing de Influência, surgiu, também, a economia criativa, na qual o influenciador precisa estar sempre criando novos conteúdos e ideias para manter a sua gama de seguidores, vivendo com a insegurança de não conseguir prever o que terá ou não sucesso. Por conseguinte, estes profissionais estendem sua jornada de trabalho e aumentam o sentimento de competitividade, piorando as relações de trabalho e afetando com o passar do tempo a sua qualidade de vida. Nesse cenário, é comum o deterioramento da saúde mental, gerando doenças como ansiedade, depressão, transtorno de imagem e síndrome de Burnout. Este estudo buscou identificar os fatores que contribuem para o adoecimento em saúde mental dos Influenciadores Digitais no que concerne a sua prática profissional. Foi realizado um estudo documental exploratório, transversal, com abordagem qualitativa, a partir de dados secundários de domínio público, como reportagens e entrevistas publicadas na Internet. A pesquisa na base de dados foi realizada pelo website Google, nos meses de abril e maio de 2020. Os dados foram analisados por seu conteúdo e categorizados por núcleos temáticos: depressão; ansiedade; transtornos de imagem; e Síndrome de Burnout. Percebe-se, portanto, um nexo causal entre o trabalho e os agravos apresentados pelos Influenciadores Digitais. Dessa forma, sugere-se que novos estudos sejam realizados, para que se possa aprofundar as discussões acerca do tema e das medidas de prevenção que possam ser implementadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, R. M. DA et al. Paradoxo do mundo digital: desafios para pensar a saúde mental dos influenciadores digitais / Paradox of the digital world: challenges to think about the mental health of digital influencers. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 2, p. 5811–5830, 2021. [Acessado 10 novembro 2022], pp. 5811-5830. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-145

Downloads

Publicado

2023-09-30

Como Citar

DE MIRANDA E SILVA, Leonardo; SOARES MARIANO COSTA, Rafael. PARADOXO DO MUNDO DIGITAL: DESAFIOS PARA PENSAR A SAÚDE MENTAL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 342–345, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/31546. Acesso em: 9 ago. 2025.

Edição

Seção

Resenhas