A PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA

Autores

  • REGINA GUIMARÃES GARRETO PUC MINAS
  • Cláudia Regina Barroso Ribeiro

Palavras-chave:

Psicologia, Lei nº13.935/2019, Educação, Pandemia, Desigualdades

Resumo

A história da Psicologia sempre esteve atrelada à história da democratização da Educação no Brasil. Por conseguinte, fundamentada na teoria histórico-cultural de Vigotiski, que pressupõe a natureza social da aprendizagem, esta pesquisa objetiva entender o papel da Psicologia na educação básica pública. Para isso, buscou-se conhecer o histórico da Psicologia Escolar e Educacional no Brasil, investigou-se as possibilidades de atuação do psicólogo em políticas públicas voltadas para educação por meio da Lei nº 13.935/2019, identificou-se os desafios no sentido de fomentar discussões a respeito da Psicologia Escolar e Educacional no contexto pós isolamento social na educação básica pública. E numa pesquisa de campo foi possível entrevistar agentes da educação pública da região metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados da pesquisa foram discutidos e confrontados com a análise da Lei nº 13.935/2019, com o referencial teórico e com as propostas do CFP para atuação do psicólogo na educação básica. Esse confronto evidenciou a ausência de profissionais de Psicologia nas escolas públicas e nas redes públicas de ensino por falta de regulamentação da lei e investimento nas esferas municipais e estaduais, um quadro potencializado de desigualdade na escola pública no contexto pós-pandemia afetando direitos fundamentais dos estudantes, e ainda, a necessidade gritante de implementação de equipes multidisciplinares nas redes de educação pública do Brasil.

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Biografia do Autor

REGINA GUIMARÃES GARRETO, PUC MINAS

Bacharela e Licenciada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, especialista em Ciências  Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela UFPI. 

Cláudia Regina Barroso Ribeiro

  • Doutora em Educação pela FAE/UFMG, Mestrado em Engenharia da Produção pela UFSC e Graduação em Psicologia pela PUC Minas.

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Publicado

2025-06-08

Como Citar

GUIMARÃES GARRETO, REGINA; REGINA BARROSO RIBEIRO, Cláudia. A PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 71–90, 2025. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32445. Acesso em: 10 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre