A ELABORAÇÃO DO LUTO INFANTIL: COMO COMUNICAR A PERDA ÀS CRIANÇAS

Autores

  • Helena Brandl Campos PUC Minas
  • Breno Leone Ferreira Naves
  • Clara Costa Bosi
  • Carolina Silva Marques
  • Amanda Silva Medeiros
  • Laura Giovanna Magalhães de Melo
  • Arielle Moreira Marques
  • Elizama Silva de Oliveira
  • Betânia Diniz Gonçalves

Palavras-chave:

Luto, Luto infantil, Infância, Estágio pré-operatório, Perda, Comunicação

Resumo

A morte é um momento inevitável para os seres humanos, pelo qual todos passarão um dia. Consequentemente, durante a vida, é normal vivenciar o falecimento de outras pessoas, muitas vezes queridas para o indivíduo que as perdem. Experienciar a perda de alguém significa, quase sempre, passar por um processo de luto, que costuma trazer à tona sentimentos negativos e de sofrimento. No caso das crianças, não é diferente: o luto está presente na infância de muitas, mas costuma ser negligenciado por adultos que não as veem como capazes de processar uma situação de tamanha complexidade. Diante disso, o presente artigo busca compreender qual é a melhor forma de comunicar uma criança, com idades entre os 5 e os 7 anos, o óbito de um familiar querido, bem como a necessidade de se incentivar o processo do luto infantil. Dessa forma, foram realizadas tanto uma pesquisa teórica sobre o assunto quanto entrevistas com profissionais e pessoas que acompanharam de perto o luto de um parente ou passaram pelo luto durante a infância. Por fim, a importância dessa pesquisa se pauta na possibilidade de produzir sustentação teórica capaz de conscientizar pais e responsáveis para comunicarem de forma adequada a perda à criança e na proteção da saúde mental de indivíduos no fim do estágio pré-operatório, definido por Piaget.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTON, Márcia C.; FAVERO, Eveline. Morte repentina de genitores e luto infantil: uma revisão da literatura em periódicos científicos brasileiros. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 15, n. 1, p. 101-110, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/psi.v15i1.16992. Acesso em: 12 ago. 2022.

BARBOSA, Antônio. Processo de Luto. In: BARBOSA, A.; NETO, I. G.; PINA, P. R.; TAVARES, F. (eds.). Manual de Cuidados Paliativos. 2ª ed. Lisboa: Faculdade de Medicina de Lisboa, 2010.

BATISTELLI, Fátima M. V. Caminhos na elaboração de um luto. Jornal de Psicanálise, São Paulo, v. 43, n. 79,p. 155-162, 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/jp/v43n79/v43n79a10.pdf. Acesso em: 22 mar. 2022.

BOWLBY, John. Formação e rompimento dos laços afetivos. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

BROMBERG, Maria Helena P. F. A psicoterapia em situações de perdas e luto. Campinas: Editorial Psy II, 2000.

CATARINO, Andreia et al. A vivência da morte na criança e o luto na infância. Psicologia.pt, Portugal, 2010. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0226.pdf. Acesso em: 17 set. 2022.

COLE, M.; COLE, S. R. Experiências iniciais e vida futura. In: COLE, M.; COLE, S. R. O desenvolvimento da criança e do adolescente. 4ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

CRUZ, Maria Cristina N. L. et al. Um pedaço de mim virou estrelinha: elaboração do luto infantil. Research, Society e Development, Itabira, v.10, n. 8, p. 1-7, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17255/15414. Acesso em: 23 fev. 2022.

CREPALDI, Maria Aparecida et al.Terminalidade, morte e luto na pandemia de COVID-19: demandas psicológicas emergentes e implicações práticas. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200090. Aces-so em: 31 mar. 2022.

DANTAS, Clarissa de Rosalmeida et al. O luto nos tempos da COVID-19: desafios do cui-dado durante a pandemia. Revista Latinoamericano de Psicopatologia Fundamental, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 509-533, set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1415-4714.2020v23n3p509.5. Acesso em: 30 mar. 2022.

FÄRBER, Sonia S. Tanatologia clínica e cuidados paliativos: facilitadores do luto oncológico pediátrico. Cadernos Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n.3, p. 267-271, 2013. Disponí-vel em: https://www.scielo.br/j/cadsc/a/GQkHb5LXmhsqH5Xknr56hjs/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 mar. 2022.

FRANCO, Maria Helena Pereira; MAZORRA, Luciana. Criança e luto: vivências fantasmagó-ricas diante da morte do genitor. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 24, n.4, p. 503-511, out.-dez. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2007000400009. Acesso em: 27 fev. 2022.

FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia. In: Edição Standard das Obras Psicológicas Com-pletas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1974.

FUCHS, T. Para uma psiquiatria fenomenológica: ensaios e conferências sobre as bases antropológicas da doença psíquica, memória corporal e si mesmo ecológico. Rio de Janei-ro: Via Verita, 2018.

KLEIN, Karine. A importância dos contos de fada na elaboração do luto infantil. 2017. Monografia (Graduação em Psicologia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Santa Rosa, 2017. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/5188. Acesso em: 18 fev. 2022.

KOVÁCS, Maria Júlia. Morte e Desenvolvimento Humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.

LIMA, Vanessa Rodrigues de; KOVÁCS, Maria Julia. Morte na família: um estudo explorató-rio acerca da comunicação à criança. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 31, n. 2, p. 390-405. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932011000200014. Acesso em: 23 mar. 2022.

MALLON, Brenda. Ajudar as Crianças a Ultrapassar as Perdas. Porto: Ambar, 2001.

MARCELLI, D. Os estados depressivos na adolescência. Lisboa: Climepsi Editores, 2002.

MARTINS, Jordana da Cruz. Os impactos de uma pandemia na elaboração do luto. Uni-versidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2021. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/7285. Acesso em: 18 fev. 2022.
MENDES, E. A morte e o luto a partir do mito da medusa e o trabalho com crianças portado-ras de doenças terminais. Psicópio: Revista virtual de Psicologia Hospitalar e da Saúde, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, ago. 2009.

NUNES, D.C.; CARRARO, L.; JOU, G. I.; SPERB, T. M. As crianças e o conceito de morte. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 50-60, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79721998000300015. Acesso em: 15 ago. 2022.

PÁDUA, Gelson Luiz Daldegan de. A epistemologia genética de Piaget. Revista FACEVV, Vila Velha, n. 2, p. 22-35, 2009. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbcdh/v20n2/18.pdf. Acesso em: 13 mar. 2022.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1984.
PEREIRA, Marina Uchoa Lopes et al. Comunicação na notícia de morte e suporte ao luto de mulheres que perderam filhos recém-nascidos. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 36, n. 4, p. 422-427, out.-dez. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2018;36;4;00013. Acesso em: 22 mar. 2022.

PINTO, Cristina B.; VEIGA, Francisco M. A morte no início da vida. Revista do Hospital de Crianças Maria Pia, v. 14, n. 1, p. 38-44, 2005. Disponível em: https://repositorio.chporto.pt/bitstream/10400.16/763/1/A%20Morte%20no%20inicio%20da%20vida.pdf. Acesso em: 26 mar. 2022.

RAMOS, Vera Alexandre Barbosa. O processo de luto. Psicologia.pt, Portugal, set. 2016. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1021.pdf. Acesso em: 18 abr. 2022.

RIVIÈRE, Claude. Os ritos profanos. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.

RODRIGUES, José Carlos. Tabu da morte. 2a Ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2006.

RONCATTO, Rafaela. Luto Infantil. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/4958/TCC%20Rafaela%20Roncatto.pdf?sequence=1. Acesso em: 18 mar. 2022.

SANTOS, Lilya Sousa; TRAPP, Edgar H. H. A elaboração do luto na primeira infância: estu-do de caso clínico. Revista Ciência Contemporânea, Guaratinguetá, v. 4, n. 1, p. 50-60, jun./dez. 2018. Disponível em: https://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20190426090643.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.
Semana da acolhida / FAPSIcomVC – ao vivo: LUTO E PANDEMIA. Belo Horizonte: PUC Minas, 19 mar. 2021. 1 vídeo (1 hora e 37 min). Publicado por Faculdade de Psicologia da PUC Minas. Disponível em: https://youtu.be/GQindsSNd0E. Acesso em: 28 mar. 2021.
SILVA, Grazielle R. F. et al. Entrevista como técnica de pesquisa qualitativa. Online Brazili-an Journal of Nursing, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 246-257, jan. 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3614/361453972028.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.
SILVA, Wenderson Costa et al. Explorando os impactos na saúde mental de crianças durante a pandemia de COVID-19. International Journal of Development Research, Brasil, v. 11, n. 4, p. 46248-46253, abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.37118/ijdr.21683.04.2021. Acesso em: 18 mar. 2022.

SOUZA, C. P. de; SOUZA, A. M de. Rituais Fúnebres no Processo do Luto: Significados e Funções. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 35, p. 1-7, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35412. Acesso em: 08 out. 2022.

SOUZA, Reginaldo C. Vulnerabilidade, vida precária e luto: os impactos da pandemia do Covid-19 no Brasil. Unifesspa: Painel Reflexão em tempos de crise, Marabá, v. 25, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://acoescovid19.unifesspa.edu.br/images/Vulnerabilidade_vida_prec%C3%A1ria_e_luto_os_impactos_da_pandemia_da_Covid-19_no_Brasil_-_25_de_maio.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.

SPEECE, Mark W.; BRENT, Sandor B. Children's understanding of death: A review of three components of a death concept. Child Development, v. 55, n. 5, p. 1671–1686, 1984. Dispo-nível em: https://psycnet.apa.org/doi/10.2307/1129915. Acesso em: 10 maio 2022.

TORRES, Wilma da Costa. O conceito da morte em crianças portadoras de doenças crônicas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 18, n. 2, p. 221-229, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-37722002000200012. Acesso em: 23 set. 2022.

YAMAURA, Luciana Parisi Martins; VERONEZ, Fulvia de Souza. Comunicação sobre a morte para crianças: estratégias de intervenção. Psicologia Hospitalar, São Paulo , v. 14, n. 1, p. 78-93, jan. 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ph/v14n1/14n1a05.pdf. Acesso em: 20 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2025-06-08

Como Citar

BRANDL CAMPOS, Helena; LEONE FERREIRA NAVES, Breno; COSTA BOSI, Clara; SILVA MARQUES, Carolina; SILVA MEDEIROS, Amanda; GIOVANNA MAGALHÃES DE MELO, Laura; MOREIRA MARQUES, Arielle; SILVA DE OLIVEIRA, Elizama; DINIZ GONÇALVES, Betânia. A ELABORAÇÃO DO LUTO INFANTIL: COMO COMUNICAR A PERDA ÀS CRIANÇAS. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 30–49, 2025. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32512. Acesso em: 3 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre