A ELABORAÇÃO DO LUTO INFANTIL: COMO COMUNICAR A PERDA ÀS CRIANÇAS
Palavras-chave:
Luto, Luto infantil, Infância, Estágio pré-operatório, Perda, ComunicaçãoResumo
A morte é um momento inevitável para os seres humanos, pelo qual todos passarão um dia. Consequentemente, durante a vida, é normal vivenciar o falecimento de outras pessoas, muitas vezes queridas para o indivíduo que as perdem. Experienciar a perda de alguém significa, quase sempre, passar por um processo de luto, que costuma trazer à tona sentimentos negativos e de sofrimento. No caso das crianças, não é diferente: o luto está presente na infância de muitas, mas costuma ser negligenciado por adultos que não as veem como capazes de processar uma situação de tamanha complexidade. Diante disso, o presente artigo busca compreender qual é a melhor forma de comunicar uma criança, com idades entre os 5 e os 7 anos, o óbito de um familiar querido, bem como a necessidade de se incentivar o processo do luto infantil. Dessa forma, foram realizadas tanto uma pesquisa teórica sobre o assunto quanto entrevistas com profissionais e pessoas que acompanharam de perto o luto de um parente ou passaram pelo luto durante a infância. Por fim, a importância dessa pesquisa se pauta na possibilidade de produzir sustentação teórica capaz de conscientizar pais e responsáveis para comunicarem de forma adequada a perda à criança e na proteção da saúde mental de indivíduos no fim do estágio pré-operatório, definido por Piaget.
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