O VÍNCULO PACIENTE-TERAPEUTA NA MODALIDADE DE ATENDIMENTO ONLINE

Auteurs-es

  • Luciana Castro PUC Minas

Mots-clés :

Atendimento online; Psicoterapia Analítico Funcional; FAP; vínculo paciente-terapeuta.

Résumé

Este artigo foi desenvolvido com base na pesquisa realizada no estágio obrigatório do curso de Psicologia da PUC Minas, Práticas Investigativas III. A pesquisa investigou o vínculo paciente-terapeuta quando do atendimento psicoterapêutico pela abordagem da Psicoterapia Analítico Funcional (FAP) realizado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s). A possibilidade de atendimento psicoterapêutico de forma online é algo recente no Brasil. A psicoterapia passou a ser autorizada na modalidade online pelo Conselho Federal de Psicologia a partir da Resolução de 2018 e foi ampliada no ano de 2020, em decorrência da pandemia do COVID-19. O desenvolvimento desta pesquisa envolveu revisão da literatura disponível acerca da temática e entrevista semiestruturada com seis profissionais que utilizam a abordagem FAP no atendimento de forma online de diferentes regiões do Brasil, a saber: duas psicólogas residentes em Belo Horizonte/MG, duas residentes em São Paulo/SP e outras duas na cidade de Curitiba/PR. As entrevistas foram gravadas e transcritas e todas as entrevistadas assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que os relatos das psicólogas entrevistadas corroboram os dados da literatura pesquisada, em que há evidências - apesar dos não poucos desafios - de que é possível desenvolver e sustentar o vínculo paciente-terapeuta na modalidade online. Contudo, a avaliação dos impactos do atendimento psicoterapêutico de forma online na FAP ainda precisa de investigações aprofundadas, uma vez que o assunto é recente e ainda pouco explorado pelo meio acadêmico-científico.

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Publié-e

2025-06-08

Comment citer

CASTRO, Luciana. O VÍNCULO PACIENTE-TERAPEUTA NA MODALIDADE DE ATENDIMENTO ONLINE. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 418–436, 2025. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32577. Acesso em: 12 août. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos de temática livre