EXPECTATIVA, ESFORÇO E MÉRITO: UM ESTUDO SOBRE A VIVÊNCIA DE ALUNOS BOLSISTAS EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA

Autores

  • Andrízia Gomes Pereira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Robson Nascimento da Cruz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Democratização da educação, Ensino superior, Neoliberalismo, Permanência estudantil, Universidade

Resumo

No contexto da América Latina, a criação da universidade brasileira foi um projeto tardio estabelecido pela e para a elite nacional. Esses fatos são constatados pelo surgimento apenas recente de políticas de acesso ao ensino superior para as classes mais baixas da população brasileira. Os estudos sobre esse tema sugerem, contudo, que, a despeito de avanços dessas políticas, muitos dilemas ainda se fazem presentes para uma efetiva integração dos sujeitos daquelas classes sociais ao ensino superior. O objetivo deste artigo foi investigar, com base em uma perspectiva qualitativa e quantitativa, como estudantes de graduação de classes populares de uma grande universidade privada concebem e lidam com os dilemas do ingresso e da permanência no ensino superior. Os resultados sugerem que a permanência nesse espaço continua a ser um desafio para estudantes de classes populares, em especial num contexto de intensificação de discursos neoliberais no mundo do trabalho. Considerando isso, o argumento que perpassa este artigo é o de que haveria, entre os estudantes daquelas classes, uma propensão em reproduzir discursos como o de esforço individual, competição e autogestão. O que impede maior visibilidade de mecanismos de reprodução da desigualdade social na universidade, e, por sua vez, impossibilita tanto a mobilização mais coletiva para o enfrentamento dos problemas quanto a responsabilização institucional frente aos obstáculos para uma efetiva democratização do ensino superior.

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Biografia do Autor

Andrízia Gomes Pereira, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGPSI/UFSJ). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2022). Integrante do Grupo de Pesquisa Psicologia, Trabalho e Processos Psicossociais (PSITRAPP). Áreas de interesse: saúde mental e trabalho; saúde mental de docentes e discentes na Universidade brasileira; dimensões sociais, psicológicas e políticas da vida acadêmica.

Robson Nascimento da Cruz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005), especialização em História da Ciência pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2015) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015-2017), com período de pesquisa nos arquivos de psicologia da Universidade de Harvard. Atua nos seguintes temas: Terapia cognitivo-comportamental, terapias contextuais, história e epistemologia da psicologia experimental e das terapias cognitivas e comportamentais; dimensões cognitivas, comportamentais e sociais da vida acadêmica; problemas psicológicos da escrita acadêmica; cotidiano e saúde mental na vida acadêmica brasileira. Atua como psicoterapeuta cognitivo-comportamental e contextual e supervisor clínico, por meio de atendimento presencial e on-line, em consultório particular, desde 2006.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

PEREIRA, Andrízia Gomes; CRUZ, Robson Nascimento da. EXPECTATIVA, ESFORÇO E MÉRITO: UM ESTUDO SOBRE A VIVÊNCIA DE ALUNOS BOLSISTAS EM UMA UNIVERSIDADE PRIVADA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 336–360, 2024. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/pretextos/article/view/32664. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de temática livre