PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA NA ESCOLA:
UM PROJETO DE EXTENSÃO MEDIADO POR OFICINAS ESTÉTICAS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n1p205-223Palavras-chave:
Psicologia Social Comunitária, Escola, Oficinas estéticas, Teatro do Oprimido, Relato de experiênciaResumo
Este trabalho articula possíveis aproximações entre a Psicologia Social Comunitária e o espaço escolar, a partir da experiência obtida em um projeto de extensão realizado em uma escola pública de Florianópolis. Por meio de embasamentos teóricos da Psicologia Social Crítica e da Psicologia Social Comunitária, o projeto desenvolveu atividades com crianças do 4º ano do ensino fundamental. Com base nos pressupostos teóricos e ancorados por aspectos éticos e políticos, visamos a problematizar a demanda trazida pela escola no que tange à necessidade de trabalhar com os chamados “alunos-problema” e, consequentemente, com a “turma-problema”. Demonstramos como foi possível promover um movimento para desconstruir estereótipos, promover (res)significações e afrouxar as amarras do controle e da disciplina, utilizando como ferramentas o Teatro do Oprimido, oficinas estéticas e elementos lúdicos da história infantil. Por fim, o texto problematiza o papel da Psicologia nas dinâmicas das relações de poder no contexto escolar.
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Atenciosamente,
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