EFEITOS DA INVISIBILIDADE DO ADOECIMENTO HEMATOLÓGICO NO TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA, COM BASE NO CONCEITO DE DASEIN
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n3p793-811Palavras-chave:
Transplante de Medula Óssea, Estresse, Sofrimento psíquico, Doença, Invisibilidade, Acontecimentos existenciaisResumo
Este artigo resulta da experiência como psicóloga residente numa unidade de transplante de medula óssea. O objeto da pesquisa foi a invisibilidade do adoecimento e suas reverberações. Foi realizado um estudo de caso, cujo referencial teórico é o conceito de Dasein, de M. Heidegger. Este se refere à forma como o ser se coloca no mundo, considerando-o sempre numa relação seja com o outro, seja com a própria finitude, a partir da linguagem. Como resultados, observou-se que a invisibilidade produz repercussões não somente para o paciente, mas também para o entorno. Para esses pacientes, muitas vezes, é o transplante que os coloca em uma relação mais direta com a doença, reforçando sua concretude e gravidade. Reconhecer esse fenômeno, portanto, tem efeitos no trabalho clínico, proporcionando um espaço de escuta e uma presença que os auxilia a construir seus próprios modos de lidar com as experiências advindas do tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação em Psicologia em Revista, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Psicologia em Revista
O(s) autor(es) deve(m) apresentar a carta a seguir:
"Carta de encaminhamento
Encaminhamos à Revista Psicologia em Revista para apreciação e possível publicação, o texto intitulado XXXXXX.
Declaramos que o presente trabalho é inédito e original, seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos e não está submetido a outra revista para publicação. Declaramos ainda não haver conflito de interesses na submissão a este periódico, que concordamos com a publicação do manuscrito submetido, caso aprovado, e com a ordem em que os nomes dos/as autores/as estão dispostos.
Comprometemos que, em caso de aprovação, realizaremos parecer de artigo submetido a este periódico na ocasião em que for solicitado.
Atenciosamente,
Data
Nomes
Assinaturas de todos os autores"