FORMAÇÃO PARA O SUS EM CURSOS DE PSICOLOGIA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DE PERNAMBUCO
UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2022v28p395-414Palavras-chave:
Ensino da Psicologia, Análise Crítica do Discurso, Formação do Psicólogo, Sistema Único de SaúdeResumo
Este trabalho é originado de preocupações com o próprio processo formativo, que nos levaram a decidir investigar se o discurso comunicado pelos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Psicologia das três Universidades Públicas de Pernambuco é o de formar estudantes aptos a atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). Parte-se do pressuposto que essa é uma responsabilidade das Universidades porque o SUS é também uma instituição pública. Como metodologia de investigação foi utilizada a Análise Crítica de Discurso (ACD), conforme apresentada por Conceição Nogueira, inspirada nos estudos de Parker. O PPC de cada curso foi analisado, material este apresentado nos resultados deste artigo. No item da Discussão aborda-se que a formação ainda está distante do campo da saúde pública, além de se indicar alguns desafios que precisamos enfrentar para garantir aproximações com este campo.
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