DOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO:

O DRAMA DE ENSINAR NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO PELO OLHAR DA PSICOLOGIA

Autores

  • Vânia Rodrigues Lima Ramos
  • Vera Lucia Trevisan de Souza

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n2p455-474

Palavras-chave:

condições de trabalho, Ensino Médio, Psicologia Histórico-Cultural, Psicologia Escolar

Resumo

Este artigo visa apresentar as significações de professores sobre as condições do trabalho. A pesquisa-intervenção foi realizada com um grupo de professores que atuam em uma escola estadual do interior de São Paulo. A análise de dados teve como fonte dezenove encontros realizados ao longo de dois anos, que foram registrados em Diários de Campo. E dezoito entrevistas, que foram gravadas e transcritas, feitas no final do segundo ano. A análise focalizou as contradições expressas nas falas dos professores para compreender o processo de significação da docência, em consonância com os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados revelaram que significações do trabalho como satisfação e reconhecimento aumentam a potência do professor para exercer suas práticas e criar novas formas de atuar, enquanto significações permeadas por sentimentos negativos, como angústia, raiva e desânimo não só diminuem seu envolvimento com as atividades pedagógicas como favorecem seu adoecimento e afastamento do trabalho.

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Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos