DO PARCIAL DAS COTAS AO INTEIRO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS:

UMA LEITURA PSICANALÍTICA SOBRE A ATUALIDADE DA LEI 12.711/2012

Autores

  • Jacqueline de Oliveira Moreira
  • Leandro Bento da Silva
  • Karinne Vieira de Jesus
  • Rodrigo Goes e Lima

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2021v27n2p570-589

Palavras-chave:

Lei 12.711/2012, relações étnico-raciais, giro epistemológico, políticas afirmativas, psicanálise

Resumo

Partimos do objetivo de refletir sobre os efeitos da entrada em vigor da lei 12.711/2012 e de suas nomeações no campo social brasileiro a partir de duas proposições. Primeiramente, justificamos a necessidade histórica de sua implementação com enfoque na centralidade da questão racial na formação social do Brasil. Em seguida, exploramos algumas das consequências positivas que sua implementação traz para o contexto universitário, tanto do ponto de vista demográfico/estatístico quanto do ponto de vista epistêmico. Para tanto, nos apoiamos na experiência de articulação do Grupo de Estudos Pretos (GEP) da PUC Minas para demonstrar em que medida a experiência coletiva exerce a função de ativar um lugar epistêmico que tensiona os modos de produção de saberes universitários. Constatamos que o giro epistemológico provocado pelo grupo efetiva a vocação democrática da universidade pública e instiga o pensamento crítico, plural, e não-homogêneo que fundamenta suas aspirações científicas e seu compromisso social.

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Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Dossiê Saberes Psicológicos e Ações Afirmativas na Universidade