Atendimento à queixa escolar: experiência do projeto Seape no Centro de Psicologia Aplicada da UFJF
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2014V20N3P479Palavras-chave:
psicologia escolar/ educacional, queixa escolar, Centro de psicologia aplicadaResumo
O presente artigo relata a experiência de atendimento à queixa escolar do Projeto de extensão SEAPE – Serviço de Atendimento em Psicologia Escolar/Educacional que vem sendo desenvolvida no Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG). O projeto propõe a contextualização da queixa e a minimização dos encaminhamentos inadequados para a clínica. Objetiva-se divulgar, integrar e formalizar, por meio do CPA/UFJF, a prestação de serviços e atendimento psicoeducacional à demanda com queixas relacionadas à escolarização, viabilizando, numa perspectiva participativa, o atendimento a pais, crianças, adolescentes, professores e equipes pedagógicas. Assume-se uma ótica proativa, promotora de saúde e desenvolvimento. O presente relato discute três eixos de trabalho no atendimento à queixa escolar: orientação de estudos, treino de atenção e promoção das habilidades sociais. A avaliação do projeto tem sido favorável considerando-se os relatos de pais, responsáveis e professores, bem como a evolução das crianças e adolescentes atendidos.
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Comprometemos que, em caso de aprovação, realizaremos parecer de artigo submetido a este periódico na ocasião em que for solicitado.
Atenciosamente,
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