Tornar-se adolescente com HIV/Aids: possibilidades e limitações
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2014V20N3P582Palavras-chave:
Psicologia social, Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, Adolescência, IdentidadeResumo
Este estudo pretende conhecer como a presença do HIV/Aids interage no processo de adolescer com o vírus/doença, especialmente na construção de identidade. Estudos de Casos com três adolescentes, que conheciam seu diagnóstico para o HIV, foram realizados usando o método de entrevistas semiestruturadas e do Desenho da Figura Humana (DFH). Os resultados apontam para a vivência de um processo repleto de transformações físicas e psíquicas que podem ser comparadas à vivência comum da adolescência. No entanto, olhando mais cuidadosamente para a vida social desses adolescentes, percebe-se claramente que o silêncio resultante da experiência de viver com HIV/Aids, desde que nasceram, produz algumas limitações e implicações no processo de construção da identidade. Como conclusão, foi assinalado que é necessário discutir com os adolescentes, suas famílias e pares, e com os cuidadores sobre as representações sociais da aids e seus impactos na construção das identidades de todos que convivem com a doença.
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