Serviço-escola de Psicologia: representações sobre a saúde mental infantil por profissionais e usuários

Autores

  • Helena Bazanelli Prebianchi PUCCAMP

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2014v20n2p374

Palavras-chave:

Psicoterapia da criança. Serviços de saúde mental. Psicologia clínica.

Resumo

Estudos de caracterização da clientela de ambulatórios públicosapontam conflito entre as representações de saúde/doença formuladaspor usuários e profissionais de saúde. Objetivou-se apreender, nodiscurso de usuários e profissionais de um serviço-escola de Psicologia,os significados relevantes na estruturação de conceitos: saúde mentalinfantil, transtorno e tratamento psicológicos. Foram entrevistados 24usuários e 7 profissionais. As entrevistas foram analisadas e categorizadasmediante uma adaptação da técnica de análise de conteúdo de Bardin.Os resultados revelaram que usuários e profissionais têm concepçõessemelhantes sobre os temas pesquisados, no que se refere à importância dosrelacionamentos familiares para o desenvolvimento infantil saudável e ànecessidade das intervenções terapêuticas envolverem os pais. Concluiuseque os usuários evidenciam atribuição de legitimidade ao discursoespecializado acerca da infância, favorecendo condições necessáriaspara que orientações sobre práticas educativas sejam incorporadas nocotidiano das famílias.

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Biografia do Autor

Helena Bazanelli Prebianchi, PUCCAMP

Doutora em Psicologia Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestra e graduada emPsicologia pela PUC Campinas, professora titular da Faculdade de Psicologia da PUC Campinas.

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Publicado

2015-05-04

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos