Considerações a respeito do auto gerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância

Autores

  • José Maria Montiel Centro Universitário FIEO – UNIFIEO/SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional
  • Suselei Aparecida Bedin Affonso Anhanguera Educacional
  • Stelio João Rodrigues Anhanguera Educacional
  • Eliane Quinelato Anhanguera Educacional

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9523.2015V21N3P464

Palavras-chave:

educação à distância, autonomia do aprendiz, aprendizagem colaborativa

Resumo

Considerandoque a autonomia dos estudantes no que se refere a sua capacidade de auto gerenciamentodos estudos e o  uso de estratégias deaprendizagem adequadas ao contexto formativo desempenham um papel fundamentalpara o sucesso da aprendizagem na modalidade de Educação a distancia, esseestudo teve como objetivo conhecer o perfil dos alunos atendidos por essamodalidade de ensino, buscando caracterizar seus níveis de satisfação epercepção a respeito da estrutura dos curso, interações com professores etutores, bem como sobre as características pessoais e estratégias cognitivas emeta cognitivas  adotadas no processo deaprendizagem no EAD. Foi realizada uma pesquisa descritiva de caráterqualitativo, a partir da construção e aplicação de uma escala de percepçãodocente em EAD em 202 estudantes de cursos de graduação dessa modalidade deensino. A análise dos resultados evidenciou que, embora os alunos afirmem terhábitos de estudo favoráveis à aprendizagem em relação à freqüência e ao tempodedicados ao estudo, os mesmos não indicaram a adoção de estratégias deaprofundamento do conteúdo ou de monitoramento dos seus erros e acertos,compatíveis com o desenvolvimento do pensamento crítico e bom aproveitamento docurso .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Maria Montiel, Centro Universitário FIEO – UNIFIEO/SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Educacional

Psicólogo, Especialista emDiagnóstico e Triagem, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto deSaúde Mental pela Universidade São Francisco. Pesquisador colaborador doLaboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPENC) - Unisal -Americana. Pesquisador Colaborador do Laboratório de Avaliação e Pesquisa emSaúde Mental e Personalidade (LabSAMP) - Universidade Federal de Góias - UFG -Faculdade de Educação. Atualmente é Professor com dedicação integral eexclusiva do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Psicologia Educacionalna UniFIEO - Fundação Instituto de Ensino para Osasco.

Suselei Aparecida Bedin Affonso, Anhanguera Educacional

Doutoradoem Educação pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Educação pelaUniversidade Estadual de Campinas, especialização em Educação e Psicopedagogiapela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e graduação em Psicologiapela Pontifícia Universidade Católica de Campinas . Experiência na docência dedisciplinas relacionadas à formação de professores, em cursos de Pedagogia eLicenciaturas, tendo participado também de projetos relativos a formaçãocontinuada de professores em exercício.Desenvolvimento de pesquisas nas áreasde educação continuada, afetividade e educação a distância.

Stelio João Rodrigues, Anhanguera Educacional

Possuigraduação em Ciências Habilitação Em Biologia pela Universidade do Extremo SulCatarinense, mestrado em Psicopedagogia Em Educação - Universidad de La Habanae doutorado em Ciências Pedagógicas - Universidad de La Habana, o titulo dedoutorado foi revalidado pela Universidade de Brasilia como Doutor em Educação.Atualmente é professor de Matemática na Prefeitura Municipal de Jaraguá do SulSC; professor Biologia na Secretaria de Estado de Santa Catarina; professor deMetodologia de Pesquisa Cientifica na Faculdade Anhanguera Educacional;professor convidado - UNIVERSIDAD POLITECNICA Y ARTISTICA DEL PARAGUAY

Eliane Quinelato, Anhanguera Educacional

Possuihabilitação específica para o Magistério, Graduação em Letras Português-Gregopela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,Araraquara/SP, Mestrado em Estudos Literários pela UNESP - UniversidadeEstadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara/SP e Doutorado também emEstudos Literários pela UNESP- Universidade Estadual Paulista Júlio de MesquitaFilho, Araraquara/SP. É Coordenadora do Curso de Letras da Faculdade Anhanguerade Limeira/SP

Downloads

Publicado

2016-07-13

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos