O Conhecimento Tácito e a Supervisão na Formação do Psicólogo
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2011v17n1p146Palavras-chave:
Conhecimento Tácito, Supervisão, Formação do Psicólogo.Resumo
Neste artigo discute-se como o conhecimento tácito pode ser valorizado na situação de supervisão durante a formação do psicólogo. A noção de conhecimento tácito utilizada é fundamentada em Michael Polanyi, filósofo e cientista húngaro. Ao tomar como ponto de partida ideias da Psicologia da Gestalt para compreender a dimensão pré-reflexiva do conhecimento, Polanyi investiga o conhecimento tácito. Este se desenvolve a partir da experiência direta e está incorporado às capacidades afetivas, cognitivas e motoras, mas que encontra dificuldades em ser comunicado através da verbalização. A supervalorização do conhecimento em nível teórico de forma desarticulada com a prática, durante a formação do psicólogo, é questionada. A supervisão sendo o contexto específico onde o estudante de psicologia pode refletir sobre sua própria prática através da narrativa, torna-se uma circunstância privilegiada para investigação e intervenção no conhecimento tácito, e para as possibilidades de conversão mútua entre este e o conhecimento explícito.
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