Subjetividade: uma análise pautada na Psicologia Histórico-Cultural

Autores

  • Elis Bertozzi Aita
  • Marilda Gonçalves Dias Facci Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2011v17n1p32

Palavras-chave:

Subjetividade, Psicologia Histórico-Cultural, Dialética

Resumo

Este artigo é resultado do desenvolvimento de investigação que ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica sobre a concepção de subjetividade na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e pela análise de 51artigos selecionados na biblioteca eletrônica SciELO (2008) pelas palavras-chave “subjetividade” e “educação”. O objetivo deste artigo consiste em apresentar considerações sobre as diversas formas de compreender a subjetividade presentes nos artigos consultados e a análise acerca da compreensão da subjetividade com base na Psicologia Histórico-Cultural. Por meio desta pesquisa, pôde-se observar que existem várias compreensões acerca do conceito de subjetividade, mesmo entre aqueles autores que abordam a temática sob uma mesma perspectiva teórica. Diante disto, destaca-se a importância de se compreender o que é subjetividade valendo-se da lógica dialética, considerando o quanto essa é constituída por meio das relações sociais de produção.

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Biografia do Autor

Marilda Gonçalves Dias Facci, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Psicologia, doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara, professora do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2011-09-06

Edição

Seção

Artigos / Articles / Artículos