Atenção Psicológica Infantil: Compreensão de Usuários e Estagiários do Serviço-Escola
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2011v17n2p322Palavras-chave:
psicoterapia da criança, serviços de saúde mental, psicologia clínica.Resumo
A qualidade da atenção em saúde pode ser enfocada conforme a satisfação dos usuários, do profissional e da instituição. Foi objetivo, neste estudo, conhecer a percepção dos cuidadores das crianças usuárias de um Serviço-Escola de Psicologia e dos estagiários, sobre o atendimento infantil. Dezoito cuidadores e dezesseis estagiários foram entrevistados e seus depoimentos submetidos à análise de conteúdo. Resultados: para os alunos, o atendimento tem importância, mas é insuficiente para a formação profissional; o processo terapêutico é incompreendido pelos usuários; variáveis da triagem dificultam o processo; resultados positivos do tratamento são indicados pela maior espontaneidade da criança. Para os cuidadores, o atendimento é importante pela gratuidade e qualidade; sentem-se participantes e identificam resultados positivos, apenas quando orientados. Concluiu-se que diferentes concepções sobre saúde/doença, entre os participantes, determinam diferentes expectativas quanto à necessidade e eficácia do tratamento e que a exclusão dos cuidadores e dimensões da triagem, comprometem o processo terapêutico.
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