Atenção Psicológica Infantil: Compreensão de Usuários e Estagiários do Serviço-Escola

Auteurs-es

  • Helena Bazanelli Prebianchi PUCCAMP

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2011v17n2p322

Mots-clés :

psicoterapia da criança, serviços de saúde mental, psicologia clínica.

Résumé

A qualidade da atenção em saúde pode ser enfocada conforme a satisfação dos usuários, do profissional e da instituição. Foi objetivo, neste estudo, conhecer a percepção dos cuidadores das crianças usuárias de um Serviço-Escola de Psicologia e dos estagiários, sobre o atendimento infantil. Dezoito cuidadores e dezesseis estagiários foram entrevistados e seus depoimentos submetidos à análise de conteúdo. Resultados: para os alunos, o atendimento tem importância, mas é insuficiente para a formação profissional; o processo terapêutico é incompreendido pelos usuários; variáveis da triagem dificultam o processo; resultados positivos do tratamento são indicados pela maior espontaneidade da criança. Para os cuidadores, o atendimento é importante pela gratuidade e qualidade; sentem-se participantes e identificam resultados positivos, apenas quando orientados. Concluiu-se que diferentes concepções sobre saúde/doença, entre os participantes, determinam diferentes expectativas quanto à necessidade e eficácia do tratamento e que a exclusão dos cuidadores e dimensões da triagem, comprometem o processo terapêutico.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Helena Bazanelli Prebianchi, PUCCAMP

É professora titular, desde 1987 e, há cinco anos diretora, da Faculdade de Psicologia e docente/pesquisadora do Grupo de Pesquisa Institucional: Atenção Psicológica Clínica em Instituições: Prevenção e Intervenção, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de Psicologia na Saúde/Clínica, com ênfase em Intervenção Terapêutica e Avaliação de Resultados de Processos Psicoterápicos e de Seviços-Escolas de Psicologia.

Téléchargements

Publié-e

2012-01-17

Numéro

Rubrique

Artigos / Articles / Artículos