Tecnologia do apoio e democratização na gestão do sistema único de saúde: reverberações da análise institucional no campo da saúde coletiva

Authors

  • Carolina Eidelwein
  • Simone Mainieri Paulon

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2017v23n1p518-540

Abstract

O presente trabalho apresenta uma investigação acerca dos processos, em curso no país, de institucionalização da metodologia do apoio no Sistema Único de Saúde – SUS. Na composição de diferentes arranjos constitutivos de práticas de apoio no campo da Saúde Coletiva, despontam diversos pontos de aproximação e rupturas com o referencial da Análise Institucional Socioanalítica. O modo como essa abordagem institucionalista tem subsidiado teórica e metodologicamente as práticas de apoio no SUS, com ênfase nas contribuições trazidas ao debate da democratização dos processos de trabalho nesse campo, são o mote deste artigo. Ao final, aponta-se o caráter de inacabamento do apoio como potência constitutiva dessa tecnologia relacional no âmbito da Saúde Coletiva. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carolina Eidelwein

Mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Escola de Saúde Pública SES-RS.

Simone Mainieri Paulon

Doutora em Psicologia Clínica (PUC SP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Published

2017-12-12