Alterações na formação do indivíduo na passagem do capitalismo liberal para o monopolista: o anacronismo da psicanálise freudiana à luz da teoria crítica da sociedade

Authors

  • Gustavo Henrique Carretero - Bolsista de Doutorado pela CNPQ do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo – SP, Brasil;

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n2p638-654

Keywords:

Formação do Indivíduo, Capitalismo Liberal, Capitalismo Monopolista, Psicanálise, Teoria Crítica da Sociedade.

Abstract

Este artigo tem como referencial teórico a teoria crítica da sociedade proposta pela primeira geração da Escola de Frankfurt, especialmente as contribuições de T. W. Adorno e H. Marcuse, e tem como objetivo discutir as alterações da formação do indivíduo na passagem do capitalismo liberal para o monopolista. Para tanto, a psicanálise freudiana é utilizada como instrumento para ilustrar como as profundas mudanças econômicas, sociais e culturais impactaram a formação do indivíduo, apontando para a fragilização destes, levando ao favorecimento da adesão a movimentos de massas e totalitários. O anacronismo da psicanálise, portanto, não se refere ao envelhecimento dessa teoria, apesar de seus elementos ideológicos, mas para demonstrar o quanto o progresso se tornou em regressão nas transformações do capitalismo.

 

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Author Biography

Gustavo Henrique Carretero, - Bolsista de Doutorado pela CNPQ do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo – SP, Brasil;

- Bolsista de Doutorado pela CNPQ do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo – SP, Brasil;

- Mestrado em 2011 em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo – SP, Brasil;

- Graduado em Psicologia em 2006 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas – SP, Brasil;

Published

2018-12-21

Issue

Section

Artigos / Articles / Artículos