Envolvimento paterno na relação mãe-bebê: revisão integrativa da literatura

Autores/as

  • Marina de S. Lopes Menezes Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Tales Vilela Santeiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro http://orcid.org/0000-0003-1610-0340

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n1p19-39

Palabras clave:

Relações familiares, parentalidade, paternidade, produção científica.

Resumen

O envolvimento paterno no desenvolvimento dos filhos tem cada vez mais despertado a atenção de estudiosos sobre família. O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão integrativa da literatura científica, para identificar qual a relevância do envolvimento paterno para a relação mãe-bebê desde a gestação, e outras variáveis relacionadas a essa dinâmica familiar. Foi realizada uma consulta às bases de dados LILACS, PePSIC e SciELO, sendo recuperados 15 artigos publicados entre janeiro de 2004 e dezembro de 2015. As evidências têm reforçado a importância da presença paterna como integrante da rede de apoio à mulher na gestação, parto e puerpério, e para: estabelecimento dos vínculos entre pai e bebê/criança, fortalecimento da paternidade, promoção da saúde mental do filho e bem-estar da mulher. Esse tipo de achado ressalta a relevância e a necessidade de o pai repensar e discutir sua identidade social e familiar, com vistas a uma participação mais ativa no exercício da paternidade.

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Biografía del autor/a

Marina de S. Lopes Menezes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Estudante do Curso de Graduação em Psicologia.

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia, Professor Permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Psicologia.

Tales Vilela Santeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Psicologia.

Publicado

2019-12-12

Número

Sección

Artigos / Articles / Artículos